Há mais vacas a "voar" para o estrangeiro

A exportação de gado em 2016 já é superior a todo o ano passado.

Foto
Só este ano foram vendidas mais 300 vacas que em todo o ano passado Carla Carvalho Tomás

O primeiro-ministro diz que não há impossíveis, nem que as vacas voem. E diz também que o Governo não vai desistir de promover as exportações portuguesas. No cruzamento entre as duas ideias surge o número de exportação de animais. Só este ano, já foram vendidas mais cabeças de gado bovino do que em todo o ano passado.

O número foi dado pelo Ministério da Agricultura. Ao todo, este ano já foram vendidos 10.857 animais. Em todo o ano passado, de acordo com os mesmos dados, foram exportadas 10558 cabeças de gado, ou seja menos 299 que nos primeiros meses de 2016.

Mas se a vaca de brincar que António Costa mostrou aquando da apresentação do SIMPLEX tinha asas, estas vão de navio. "Portugal tem exportado animais para países terceiros, essencialmente por via marítima (navio gado)", escreve o gabinete do ministro da Agricultura ao Parlamento.

Os dados do Ministério de Capoulas Santos foram dados em resposta ao deputado do PAN, André Silva, que questionou o facto de ter sido noticiado em 2015 a exportação de vacas para Israel sem que tenha sido "permitido filmar as condições de transporte dentro do navio". O deputado queria saber se têm sido asseguradas as condições de bem-estar dos animais e se tem havido acções de inspecção regulares a esta actividade.

Na resposta, o Ministério da Agricultura diz que sim, que têm sido feitas inspecções e garante que na exportação destes animais têm sido cumpridas as regras de transporte: "Não foram detectadas situações de incumprimento das regras de bem-estar animal, pelo que não existem autos de contraordenação", assegura o ministério.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários