Governo recebe sindicatos nesta quarta-feira com orçamento na agenda

Ministério das Finanças apresenta as principais medidas para a função pública.

Foto
Carolina Ferra, secretária de Estado da Administração Pública Daniel Rocha

A secretária de Estado da Administração Pública, Carolina Ferra, reúne-se na quarta-feira com os sindicatos para lhes apresentar as principais medidas relacionadas com a função pública, que serão integradas na proposta de Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano.

As estruturas da UGT e da CGTP foram convocadas para reuniões separadas, com o objectivo a iniciar o processo de negociação colectiva anual, que terá também em conta os cadernos reivindicativos dos sindicatos enviados ao Governo.

Entre outras propostas, a Frente Comum (da CGTP) pede aumentos salariais de 4% e uma subida do subsídio de refeição dos 4,25 para os 6,50 euros. A estes exigências soma-se o aumento do salário mínimo para 600 euros, a reposição dos pagamento das horas extra ou o descongelamento das carreiras.

Estas são também as preocupações da Frente Sindical para a Administração Pública (Fesap), que é mais modesta quanto aos salários, exigindo uma actualização nominal pelo valor da inflação. A estrutura da UGT faz finca pé na revisão das primeiras posições da tabela remuneratória única, que têm sido absorvidas pelos aumentos do salário mínimo, deixando de haver quase distância entre elas.

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, em representação de cinco sindicatos independente, pede aumentos de 2% no próximo ano e a subida do subsídio de refeição para os cinco euros.

Sugerir correcção
Comentar