Governo nomeia nova administração da CP liderada por Carlos Nogueira

Sérgio Abrantes Machado e Ana Maria dos Santos Malhó serão os novos vogais.

Foto
FERNANDO VELUDO / NFACTOS

O Governo nomeou nesta quinta-feira Carlos Nogueira como novo presidente do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal e Sérgio Abrantes Machado e Ana Maria dos Santos Malhó como vogais, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.

Em 19 de Junho, o Governo anunciou ter indicado o antigo administrador da Groundforce Carlos Gomes Nogueira para presidente da CP para os próximos três anos, substituindo no cargo Manuel Queiró.

Em comunicado, o gabinete do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas explicou, na altura, que o Governo tinha solicitado à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CReSAP) os necessários pareceres com vista à nomeação do Conselho de Administração da CP para o mandato 2017-2020.

Carlos Gomes Nogueira é licenciado em Gestão e era até agora administrador executivo da Europartners, tendo, entre 2011 e 2014, desempenhado funções executivas na empresa de assistência em terra nos aeroportos (handling) Groundforce. Foi também fundador e dirigente da Confederação do Turismo Português e membro do Conselho Diretivo do ISCTE.

Sérgio Abrantes Machado é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e era até agora director-geral da Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário (EMEF), na qual também integrou o Conselho de Administração e desempenhou diversas funções na TAP.

Ana dos Santos Malhó é licenciada em Administração e Gestão de Empresas e integrava, desde 2013, o Conselho Directivo da EMEF. Foi também vogal do Conselho Fiscal da CP Carga e directora financeira da CP.

O novo Conselho de Administração da CP, segundo o comunicado do gabinete do ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, “terá como prioridades o desenvolvimento de uma política que contribua para a coesão territorial do país, a renovação estratégica do material circulante e a reestruturação orgânica da empresa”.

Sugerir correcção
Comentar