Governo lança concurso de 175 milhões para projectos de execução até 12 meses

Projectos na área da inovação de produto, marketing e gestão das PME são os destinatários do programa Acelerador de Investimento Portugal 2020.

Foto
Este é o sexto concurso lançado esta semana pelo ministro da Economia Adriano Miranda

O Governo lança esta sexta-feira um concurso para projectos de execução rápida, no montante de 175 milhões de euros, com o objectivo de acelerar o investimento.

"O Governo lança hoje um concurso do Portugal 2020 para projectos de execução rápida que são projectos, para executar no prazo máximo de 12 meses, de investimento na área de inovação, mas que pode ser também na área de marketing ou de gestão para as PME [pequenas e médias empresas], de investimento na área quer da inovação do produto, quer da inovação do processo", explicou à Lusa Manuel Caldeira Cabral.

O programa Acelerador de Investimento Portugal 2020 terá "uma majoração de 10 pontos percentuais na dotação dos fundos comunitários que será elegível, o que ajudará as empresas com melhores condições", afirmou o governante.

"A ideia é acelerar o investimento, daí se ter chamado a este projecto de Acelerador de Investimento do Portugal 2020, e o que se pretende é que as empresas acelerem e antecipem o investimento que já pretendem fazer na melhoria do seu processo produtivo, oferecendo nós também melhores condições neste aviso", salientou.

O concurso tem uma dotação “de 175 milhões de euros que vai ser também ele próprio avaliado de uma forma mais rápida, vai abrir já nesta altura e será para concluir até 15 de Setembro, com uma avaliação que queremos que ocorra no período de um mês para que as empresas comecem ainda antes do final do ano a fazer investimentos e se acelere a retoma do investimento em Portugal", sublinhou o ministro da Economia.

Este concurso é "dirigido a todo o tipo de empresas, quer às PME, quer às grandes empresas, particularmente dirigido às empresas que estão em sectores transaccionáveis quer da indústria, quer do turismo", disse o governante.

Este é o sexto concurso lançado esta semana pelo ministro da Economia.

"Lançámos cinco concursos esta semana já anteriores a este, de 160 milhões, e lançámos desde Junho também uma série de outros concursos que totalizam 785 milhões de euros, um volume muito grande de concursos para ajudar ao relançamento do investimento", salientou.

Manuel Caldeira Cabral adiantou que os concursos lançados em Abril e Maio tiveram uma procura muito elevada por parte das empresas, até acima do que estava inicialmente previsto, pelo que houve um reforço das verbas que lhes estavam destinadas.

Sugerir correcção
Comentar