Governo estuda aumento da TSU para trabalhadores dependentes com recibos verdes

Secretária de Estado diz que “é prematuro” falar em conclusões nas alterações ao regime dos trabalhadores independentes.

Foto
Cláudia Joaquim, secretária de Estado da Segurança Social Enric Vives-Rubio

O Governo considera que “é prematuro” dizer o que vai mudar no regime contributivo dos trabalhadores independentes, mas confirma que está a estudar a possibilidade de os trabalhadores por conta de outrem, que acumulam essa actividade com trabalho a recibos verdes, terem de fazer descontos adicionais para a Segurança Social, perdendo as isenções que actualmente têm.

A secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, admitiu que o tema está a ser avaliado no âmbito das alterações ao regime contributivo dos trabalhadores independentes, mas considera que “é prematuro” falar em conclusões.

“Temos estado a trabalhar no sentido de mudar o regime contributivo dos trabalhadores independentes. Esta é uma alteração cujos principais princípios constam do programa do Governo e também daquele que foi o acordo estabelecido com os parceiros [que apoiam o executivo no Parlamento]” disse a secretária de Estado da Segurança Social, citada pelo Negócios.

Na origem destas questões estão as propostas do Bloco de Esquerda, que diz ter um acordo com o Governo em relação a algumas alterações. Uma delas tem a ver com o rendimento que serve de base ao cálculo das contribuições para a Segurança Social, que passará a ser feito em função do valor médio dos últimos três meses, no máximo, e não em função do ano anterior, como acontece agora. O objectivo é ajustar as contribuições ao rendimento realmente auferido pelo trabalhador a recibos verdes, o que poderá levar a um aumento ou a uma diminuição dos seus descontos.

Outra das propostas que o BE diz ter já acertado com o Governo visa que a contribuição feita pelos trabalhadores com recibos verdes resulte da aplicação de uma taxa (o montante está por definir, mas o BE não aceita que seja aumentada) sobre o rendimento relevante de cada período, acabando com os actuais escalões.

Adicionalmente, e para garantir a “continuidade da carreira contributiva”, nos meses em que não têm rendimentos trabalhadores independentes devem poder manter-se no sistema através de um pagamento simbólico (até ao máximo de 20 euros). Esse valor, propõem, é depois descontado nas contribuições dos meses em que o trabalhador tem rendimentos.

Há uma matéria que, segundo o BE, ainda está em aberto: acabar com “a isenção de contribuição para a Segurança Social para os trabalhadores com altos rendimentos de trabalho independente, mas inscritos na Segurança Social como trabalhadores por conta de outrem”.

Actualmente, um trabalhador por conta de outrem e que também tenha actividade independente, apenas está obrigado a descontar para a Segurança Social pelo salário que lhe é pago pela empresa com quem tem uma relação contratual. A intenção do BE é que, no futuro, seja também obrigado a descontar com base nos rendimentos do trabalho independente, quando estiverem em causa valores considerados elevados.

Agora, a secretária de Estado confirma que o tema está a ser avaliado, mas escusa-se a dizer se vai mesmo avançar. Cláudia Joaquim, diz que a única certeza é o pedido de autorização legislativa para mudar o regime contributivo dos independentes, que está inscrito no Orçamento do Estado para 2017.

"Estamos a trabalhar sobre todo o regime e é prematuro falar sobre aspetos mais concretos", sublinhou Cláudia Joaquim, à margem da conferência internacional sobre o "Futuro do Trabalho", em Lisboa.

O compromisso de rever o regime de contribuições dos recibos verdes já estava inscrito no OE de 2016 por proposta do PCP e do BE mas não era especificado com detalhe. Também não ficou ainda plasmado na proposta de OE para o próximo ano, no qual o Governo se limita a pedir uma autorização legislativa para mudar o regime. A intenção do BE é que essa autorização legislativa contenha já os detalhes das mudanças.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários