Governo vai reforçar apoio aos tarifários sociais nos transportes

Grandes Opções do Plano para 2018: Documento fala também da criação de um vale social “cartão de mobilidade”.

Foto
Este ano foi introduzido um cartão que permite às crianças até 12 anos viajarem sem pagar na Carris e no metro de Lisboa. Miguel Manso

No próximo ano, vai ser “reforçado o apoio do Estado aos tarifários sociais nos transportes públicos”, segundo garante o Governo através das Grandes Opções do Plano (GOP) para 2018, documento que antecede a proposta para o Orçamento do Estado e que já foi entregue aos parceiros sociais. Questionado sobre que tipo de reforço será praticado, o Ministério do Ambiente, que tem a tutela do sector, respondeu ao PÚBLICO a definição de medidas como esta serão feitas em sede de Orçamento do Estado, “sobre o qual é prematuro falar”.

Neste momento, por exemplo, existe o Passe Social +, que contempla um valor de desconto ao qual podem aceder as famílias que comprovem auferir rendimentos reduzidos.

Nas GOP, o Governo recorda medidas de “promoção de acesso aos transportes públicos” através da redução de preços a “públicos-alvos prioritários”, como o desconto para a terceira idade e reformados em Lisboa e a “gratuitidade para crianças até aos 12 anos” na Carris e no metro. Foi também removida a condição de recursos no passe para estudantes até 23 anos, e passou a ser possível descontar ao nível do IRS o valor do IVA pago na compra de passes mensais de transportes colectivos.

O executivo garante ainda que será “incentivada a integração modal em termos de bilhética” e que será desenvolvido “um programa de investimento em material circulante, melhorando as condições do transporte ferroviário de passageiros” a nível urbano mas também regional. Depois, além do “desenvolvimento do sistema desmaterializado Andante”, o título para os transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, haverá melhoramentos ao nível da bilhética, “com vista à desmaterialização e promoção de soluções de pagamentos pós-pago”, em Lisboa.

Vale social “Cartão de Mobilidade”

Nas GOP, o Governo diz ainda que está a analisar a criação de um vale social “Cartão de Mobilidade”, que envolve as “entidades aderente na área do transporte público e modos partilhados”. Através deste novo cartão, de acordo com o que está explicado no documento, “um trabalhador tem acesso a meios alternativos ao seu carro próprio ou de serviço para assegurar a mobilidade da família”. A medida, diz o executivo, reconhece “a opção de escolha e a flexibilidade” como factor de sucesso, permitindo “a opção de cadeias de mobilidade combinadas não dependentes de um único modo” e “o acesso a modos partilhados de uso colectivo ou individual”.  

Sugerir correcção
Comentar