Fundos da União Europeia vão apoiar 106 projectos na área do ambiente

Operações já aprovadas no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos vão alavancar investimentos na ordem dos 318 milhões de euros.

Foto
O Ciclo Urbano da Água foi a área que viu mais projectos aprovados Manuel Roberto

Até ao dia 30 de Abril, o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) aprovou a aplicação de 256 milhões de euros de fundos da União Europeia, relativos a 106 projectos que vão alavancar investimentos no valor de 318 milhões. Trata-se de projectos que, de acordo com comunicado do programa operacional, “se destinam a promover a adaptação às alterações climáticas, a prevenção e gestão de riscos naturais, a preservação e protecção do ambiente e a promoção da utilização eficiente dos recursos.”

Após uma reunião em Odemira do Comité de Acompanhamento do POSEUR, órgão colegial composto por representantes dos parceiros sociais e das organizações ambientais, os responsáveis do programa operacional quiseram destacar as 48 operações de investimento no domínio do Ciclo Urbano da Água, e que vão absorver cerca de 118 milhões de euros de Fundos da União Europeia.

A Prevenção e Gestão de Riscos foi outra área que conheceu avanços nestes primeiros 16 meses do POSEUR, encontrando-se aprovados 21 projectos que equivalem a mais de 50 milhões de euros de apoio comunitário e que alavancam um investimento total de 62 milhões de euros.

“As áreas de actuação deste domínio são diversificadas, estando já aprovados investimentos para a minimização dos riscos de cheias e inundações das ribeiras da Região Autónoma da Madeira, a instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios de norte a sul do país, a estabilização de encostas em risco de desmoronamento como a Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia, e as de Santarém e de Palmela, bem como a melhoria das instalações dos agentes de protecção civil, nomeadamente de Corpos de Bombeiros”, pode ler-se no comunicado.

O secretário de Estado de Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, disse há duas semanas que a execução do Portugal 2020 estava nos 5,3%. E anunciou que até ao final do ano seriam lançados 240 novos concursos para acelerar a respectiva taxa de execução.  

Sugerir correcção
Comentar