Depois dos chocolates Imperial, Vallis compra startup de gomas sem açúcar

DoctorGummy foi criada há cerca de dois anos e passa a ter como principal accionista o fundo de investimento privado.

Foto
DoctorGummyquer ser uma alternativa às gomas tradicionais Enric Vives Rubio/Arquivo

O fundo de investimento privado Vallis, dono de empresas como a Imperial ou a Edifer, entrou no capital da DoctorGummy, que desenvolveu as primeiras gomas sem açúcar, glúten ou lactose. Os produtos da startup portugesa chegaram ao mercado na semana passada, mas ainda apenas através da Internet.

O investimento foi realizado pelo Fundo Sustainable Investments I, da Vallis Capital Partners, orientado para a aquisição de negócios com potencial de crescimento. A percentagem de capital adquirida não foi revelada, mas um comunicado divulgado esta quarta-feira pela DoctorGummy refere que o grupo Vallis passou a ser “o seu principal accionista”.

Na estrutura da DoctorGummy, fundada por Nuno Santos, entrou outro investidor, Sérgio Silvestre, que assumirá as funções de presidente executivo da startup. A participação assumida por cada um não foi revelada.

A DoctorGummy ­­ - que usa produtos naturais no fabrico das gomas  –  foi fundada há cerca de dois anos e teve até agora vendas directas ao público residuais, com alguns stands esporádicos. Há uma semana estrou-se no comércio online, disse ao PÚBLICO o fundador Nuno Santos, que diz estar “bastante satisfeito” com os resultados já alcançados.

O conceito da DoctorGumy, uma marca patenteada por Nuno Santos, não passa apenas pela produção de guloseimas sem açúcares, glúten, lactose e corantes e conservantes artificiais. A ideia é que possam ser usadas pela indústria farmacêutica para ministrar princípios activos, em alternativa aos excipientes açucarados (substâncias que facilitam a administração e protegem os medicamentos). Com os novos accionistas, o gestor acredita que a empresa está “pronta para dar resposta aos muitos desafios e oportunidades que surgirão”, com especial ênfase nos processos de crescimento e internacionalização”.

“A integração da DoctorGummy no nosso portefólio de participadas, advém do reconhecimento que fazemos do carácter inovador e do potencial económico dos seus produtos, o que, a par dos princípios de sustentabilidade ambiental e social que aplicam no seu negócio, fazem da empresa uma excelente aquisição para o nosso Fundo”, diz, por seu lado, Eduardo Rocha, fundador e presidente executivo da Vallis Capital Partners.

Este é o terceiro investimento da Vallis no sector alimentar, depois da aquisição dos chocolates Imperial e da Hubel Agrícola, produtora de frutos vermelhos.

A Vallis Capital Partner possui actualmente dois fundos de investimento: um especializado na aquisição de empresas de elevado potencial, o Vallis Sustainable Investment I, e outro de reestruturação de sociedades em dificuldades financeiras, o Vallis Consolidation Strategies. Este último já tinha adquirido as construtoras Edifer, MonteAdriano, Hagen, Eusébios, Tecnasol, Edimetal e Ecovisão. Estas construtoras estão reunidas no Grupo Elevo, que se tornou num dos maiores grupos do sector e é liderado por Pedro Gonçalves, antigo presidente da Soares da Costa.

Do portefólio do Vallis Sustainable fazem parte negócioscomo a  cadeia de clínicas dentárias 32 Senses e a CGC Genetics, na área da genética médica, entre outras.

Sugerir correcção
Comentar