Fundo de resgate europeu voltou a endividar-se com taxas negativas

Foto
Foto: Thierry Roge/ Reuters (arquivo)

O Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que resgata os países da zona euro que não conseguem financiar-se, emitiu esta terça-feira, pela primeira vez, obrigações a três meses a taxas negativas.

Tratou-se de uma operação de curto prazo, em que o FEEF foi buscar ao mercado 1431 milhões de euros a três meses, “pagando” uma taxa de -0,021% – o que é o mesmo que dizer que quem ficou com as obrigações lhe paga 0,021%, preferindo assim ter um pequeno custo no momento do reembolso para colocar o dinheiro em mãos que considera seguras.

A procura por estas obrigações foi de 4,59 mil milhões de euros, o que representa mais de três vezes o montante colocado. Esta é a segunda vez que o FEEF se endivida a taxas negativas, depois de isso ter acontecido com obrigações a seis meses a meio de Julho.

O contexto de crise da zona euro leva muitos investidores a procurar a máxima segurança para os seus investimentos a curto prazo.

O FEEF endivida-se para em seguida emprestar a taxas bonificadas aos governos quem não conseguem financiar-se a taxas razoáveis nos mercados devido a dificuldades orçamentais devido às suas dificuldades orçamentais, e também aos bancos espanhóis.

Sugerir correcção
Comentar