Fox ofereceu 13 mil milhões para comprar a Sky

A 21st Century Fox de Rupert Murdoch quer ficar com a totalidade da maior televisão paga na Europa.

Foto
Este é mais um passo de Rupert Murdoch para consolidar o seu império televisivo mas também uma resposta a outras movimentações no mercado Reuters/DAVID GRAY

A 21st Century Fox, o gigante da televisão e cinema de Rupert Murdoch, fez uma proposta de 14.100 milhões de dólares (cerca de 13 mil milhões de euros) para comprar a Sky, empresa dona do canal britânico Sky News, informou a estação esta sexta-feira.

A Fox é já actualmente a maior accionista da Sky, detendo 39,1% do capital, segundo as contas da Reuters. Por isso, a proposta agora apresentada tem como alvo o grupo de televisão paga Sky Plc que a empresa americana ainda não detém. Assim, adquirindo a totalidade do grupo britânico, a Fox, que conta no seu portfólio os canais Fox News e o FX, fica com a plataforma de distribuição para a Europa.

Assim que foi conhecida a notícia, as acções da Sky subiram 26,7% para as dez libras (quase 12 euros) em Londres, enquanto os títulos da Fox desceram 1,9% para os 28,08 dólares (pouco mais de 26 euros) a meio do dia desta sexta-feira.

A proposta apresentada pela Fox, oferecendo 10,75 libras (cerca de 12,6 euros) por acção estabelece uma avaliação de 23.230 milhões de dólares (mais de 21 mil milhões de euros) e é mais um passo de Murdoch para consolidar o seu império televisivo mas também surge como resposta a outras movimentações no mercado, tal como, a tentativa de compra por parte da AT&T da Time Warner.

A Sky organizou um comité independente para avaliar os termos da proposta, afirmando que a discussão está já a ocorrer. A estação britânica é a maior televisão paga na Europa com 21 milhões de subscritores no Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Itália e Áustria.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários