FMI desbloqueia nova tranche de 770 milhões para a Irlanda

Plano de resgate termina no final de 2013.

Foto
FMI diz que banca irlandesa está a recuperar "gradualmente". PETER MUHLY/afp

O Fundo Monetário Internacional (FMI) desbloqueou mais 770 milhões de euros para a Irlanda no âmbito do plano de resgate internacional do país que termina no fim do ano.

A nova tranche foi aprovada pelo Conselho de administração do FMI após uma avaliação positiva feita à Irlanda.

O país pediu ajuda externa em Dezembro de 2010, perante uma grave crise bancária e uma bolha imobiliária, tendo sido acordado um pacote de 85 mil milhões de euros tendo em contrapartida um plano de austeridade.

O país está actualmente a negociar com troika de credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) uma saída suave do plano de ajuda.

Depois de três trimestres consecutivos de queda, o Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda aumentou, entre Março e Abril, uns ligeiros 0,4% em relação aos primeiros três meses do ano.

Apesar disso, em comunicado, o FMI destacou que o desemprego continua “elevado”, com 13,4% da população activa sem trabalho, apesar da queda face aos 15% no início de 2012.

A organização sediada em Washington observou que as contas públicas estão “em linha” com as previsões do Governo, com um défice de 6,8% do PIB e a dívida pública de 123% do PIB.

O FMI disse ainda que os bancos irlandeses, que estiveram no coração da crise, estão “gradualmente” a recuperar a rentabilidade.

A Irlanda é um dos quatro países da zona euro sob assistência financeira internacional, juntamente com Portugal, Grécia e Chipre.

Sugerir correcção
Comentar