FMI cancela missão a Moçambique depois da revelação de empréstimos escondidos

Organismo aguarda mais esclarecimentos, enquanto governo moçambicano opta por ganhar tempo

Foto
Os espaços públicos do Mindelo vão ser ocupados por sete artistas (de Angola, Moçambique e Cabo Verde) ao abrigo do projecto da Fundação Gulbenkian, Ocupações Temporárias, de 7 a 21 de Março Paulo Pimenta/Arquivo

O Fundo Monetário Internacional (FMI) cancelou a missão que tinha prevista para a próxima semana em Moçambique, na sequência da revelação da existência de empréstimos que o governo terá alegadamente escondido ao organismo internacional. "O empréstimo em causa ascende a mais de mil milhões de dólares (884 milhões de euros) e altera consideravelmente a nossa avaliação das perspectivas económicas de Moçambique", explicou a directora do Departamento Africano do Fundo Monetário Internacional, Antoinette Sayeh, na sede do FMI, em Washington.

A posição foi tomada na passada sexta-feira, durante uma conferência de imprensa para abordar a situação económica da Africa Subsaariana, Antoinette Sayeh abordou o caso vindo a público nos últimos dias, de que o governo moçambicano terá recomprado títulos de dívida da Ematum, os chamados “títulos do atum”, sem ter disso dado conhecimento ao Fundo bem como de um empréstimo concedido à Pro Indicus para, alegadamente, comprar  navios e instalações de radares para o combate a pirataria. 

O FMI chamou a atenção das autoridades moçambicanas que toda a transacção de dívida não declarada, "qualquer que seja a sua finalidade", tem de ser divulgada de forma pública e transparente.

"Esta divulgação é essencial para garantir a plena responsabilização do Governo perante os seus cidadãos e o parlamento, para possibilitar uma avaliação correta da dívida previamente não declarada e os seus efeitos sobre as perspectivas e para determinar o impacto dessas possíveis transacções sobre os acordos do FMI com Moçambique", ressaltou.

As autoridades do FMI já terão recebido a confirmação por parte do Governo moçambicano de um "empréstimo de montante elevado" que não havia sido anteriormente declarado à instituição. O FMI está agora "a apurar os factos acerca deste empréstimo". De acordo com o Wall Street Journal, os empréstimos foram contraídos junto do Credit Suisse e do grupo russo VTB.

Enquanto aguarda mais esclarecimentos por parte das autoridades moçambicanas, o FMI mantem cancelada a missão que estava programada para se iniciar na próxima semana em Maputo, ao abrigo do Instrumento de Apoio à Política Económica e Facilidade de Crédito Stand-by, "até que todos os factos sejam amplamente divulgados e analisados".

Este sábado, o governo moçambicano optou por ganhar tempo em vez de reagir à notícia da suspensão do programa de apoio. Citado por rádios locais, Rogério Nkomo, Director Nacional de Coordenação Institucional do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique, afirmou que ainda não recebeu nenhuma notificação do FMI, pelo que não confirma nenhuma informação. "O governo tem uma forma de se relacionar com essas instituições como o FMI, tem um canal. E neste caso, o canal é o Ministério das Finanças que, neste momento, desconhece essa posição. Não podemos, por isso, confirmar nenhuma informação", afirmou Nkomo .

No relatório da quinta avaliação a este instrumento, e com data de Dezembro de 2015, os técnicos do FMI defendiam que fosse dada “prioridade ao plano de acção para melhorar a rendibilidade da EMATUM – Empresa Moçambicana de Atum, a fim de reduzir o risco que esta representa para o orçamento do Estado”. 

Sugerir correcção
Comentar