Fisco já processou reembolsos de IRS de 120 mil famílias

Foto
Contribuintes que entregam a declaração em papel perdem a prioridade no processo de reembolso Foto: Mário Augusto Carneiro

O ministro das Finanças garantiu hoje que já foram processados os reembolsos de IRS relativos a 120 mil famílias e que estes pagamentos estão a ser feitos a uma média de 25 dias decorridos desde a entrega da declaração.

Após questionado pelo Bloco de Esquerda sobre eventuais atrasos no pagamento dos reembolsos, Gaspar lembrou que as razões do ‘atraso’ face aos 20 dias de data indicativa já foram explicadas pela Autoridade Tributária e Aduaneira, recordando a dificuldade em fazer o apuramento de forma tão célere devido aos cálculos da sobretaxa extraordinária em sede de IRS.

Quem entrega a declaração de IRS relativa ao ano de 2011 via Internet tem prioridade para ser reembolsado daquilo a que possa ter direito. O prazo legal para quem entregou ou vai entregar em papel ou pela Internet é 31 de Julho.

Os contribuintes dependentes e/ou pensionistas já podem entregar a declaração via Internet desde 1 de Abril. Para os restantes casos, o prazo arranca em Maio.

Quem optou por entregar a declaração em papel, teve de o fazer em Março, caso seja um contribuinte com rendimento de trabalho dependente ou de pensões. Para os outros casos, a entrega decorre este mês.

Sugerir correcção
Comentar