Federação da função pública faz pré-aviso de greve para 18 de Novembro

Objectivo é permitir que os trabalhadores possam participar na manifestação marcada para esse dia.

Foto
Ana Avoila é a coordenadora da Frente Comum Daniel Rocha

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) entregou um pré-aviso de greve para 18 de Novembro, de forma a permitir que os funcionários públicos possam participar na manifestação agendada para esse dia.

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública aprovou recentemente uma jornada de luta nacional para dia 18 de Novembro para reivindicar aumentos salariais de 4% (garantindo um aumento mínimo de 50 euros a cada trabalhador) e progressão nas carreiras, entre outros assuntos.

O protesto inclui os 35 sindicatos da função pública da Frente Comum.

De acordo com o pré-aviso emitido pela FNSTFPS, serão assegurados os serviços mínimos previstos na lei, bem como os tratamentos de quimioterapia e hemodiálise já anteriormente iniciados.

Relativamente à segurança e manutenção de instalações, "nos serviços que funcionem ininterruptamente e que correspondam a necessidades sociais impreteríveis, os serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e instalações serão assegurados no âmbito dos serviços mínimos, sempre que tal se justifique", refere o pré-aviso.

O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCMD), que integra a federação, fez entretanto saber que não apresentará pré-aviso próprio nem apelará à greve.

"Estão abertos caminhos de diálogo que até há pouco não existiam e que pretendemos percorrer até à exaustão", refere a estrutura em comunicado, referindo que no final de Novembro fará um balanço da actual governação.

O STCMD reuniu-se na quarta-feira com o Secretário de Estado das Comunidades para discutir duas questões específicas, "a carga horária dos colegas Assistentes de Residência e a fixação da tabela salarial do Brasil em euros".

O sindicato esclarece, no entanto, que uma vez que o pré-aviso da federação abrange igualmente os serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, os trabalhadores podem aderir à greve de 18 de Novembro, a coberto daquele pré-aviso.

Sugerir correcção
Comentar