Fábrica da Autoeuropa de Palmela reduz laboração

Medida é motivada por uma redução de 19% do volume de encomendas

Foto
Redução de laboração teve o acordo da comissão de trabalhadores da fábrica Daniel Rocha

A fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, reduz nesta segunda-feira a sua laboração para apenas um turno diário, passando a produzir 353 carros por dia.

“A partir de segunda-feira vamos arrancar com um turno diário na fábrica da Volkswagen Autoeuropa e produzir 353 carros por dia”, afirmou recentemente à agência Lusa fonte oficial da Volkswagen Autoeuropa.

No final de maio, a Autoeuropa referia em comunicado que o volume de encomendas previsto desde o início do ano representava “uma redução de 19% face ao ano anterior, concentrada no segundo semestre”.

Na mesma nota, a empresa dizia que a Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração da Volkswagen Autoeuropa tinham concordado em reduzir a laboração da fábrica de Palmela para apenas um turno diário e que o acordo com os trabalhadores tinha sido alcançado a 24 de maio.

“O modelo encontrado prevê a redução do volume diário e a respectiva produção num único turno a partir de Setembro, sem dias de paragem colectiva adicionais. Possibilita também a gestão individual do tempo de trabalho e a continuação dos programas de qualificação e de mobilidade internacional em outras fábricas do grupo Volkswagen”, salientava.

A administração da Autoeuropa afirmava-se confiante de que esta solução vai permitir “a manutenção do emprego e do rendimento dos colaboradores”, sem pôr em causa a produtividade da unidade de Palmela.

A CT da Autoeuropa, que deu parecer favorável à proposta da administração, considerou que o novo acordo salvaguarda os interesses dos trabalhadores.

A administração da Autoeuropa, que considera a situação actual como um momento de transição para o crescimento a partir do segundo semestre de 2017, disse estar em contacto com os seus fornecedores, para tentar “minimizar o impacto desta alteração no seu funcionamento”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários