Exportações e investimento levam Banco de Portugal a rever crescimento em alta

Banco central junta-se ao optimismo revelado pelo Governo e vê as exportações e o investimento a empurrarem a economia para um crescimento de 1,8% este ano. Fátima e barragens ajudam.

Foto
Miguel Manso

A aceleração acentuada das exportações e do investimento iniciada no final do ano passado e que se mantém no início deste ano levou o Banco de Portugal a rever em alta as suas projecções de crescimento para a economia portuguesa nos próximos três anos, contrariando as visões mais negativas da Comissão Europeia e do FMI e confirmando as perspectivas mais positivas avançadas pelo Governo.

Nas previsões de Primavera publicadas esta quarta-feira, o banco central aponta para um crescimento em 2017 de 1,8%, mais 0,4 pontos percentuais do que os 1,4% que tinham sido projectados no passado mês de Dezembro. Para 2018 e 2019, antecipam-se variações do PIB são de 1,7% e 1,6%, respectivamente, valores que comparam com as anteriores previsões de 1,5% para os dois anos.

Também é feita uma correcção dos resultados relativos ao ano passado, cujo crescimento o Banco de Portugal estimava em Dezembro ser de 1,2%, mas que acabou por ficar em 1,4%.

E é precisamente aqui, no desempenho da economia mais forte do que o esperado no final de 2016, que o banco já vê a prolongar-se pelos primeiros meses de 2017, que reside uma das principais justificações para a mudança operada nas previsões de crescimento para os anos seguintes. O relatório do Banco de Portugal assume que as revisões efectuadas “traduzem um dinamismo da actividade económica no final de 2016 e início de 2017 superior ao antecipado no anterior exercício  de projecção”. A outra grande explicação dada pelo banco central é “o impacto globalmente favorável das hipóteses de enquadramento externo”, isto é, a confiança de que o resto da economia mundial vai evoluir mais favoravelmente.

Com esta previsão de crescimento de 1,8%, o Banco de Portugal aponta assim para um valor que é superior aos 1,5% estimados em Outubro pelo Governo quando apresentou o Orçamento do Estado. E parece dar mais argumentos ao crescente optimismo revelado pelos membros do Executivo em relação ao desempenho da economia este ano. Esta quarta-feira, em entrevista à Bloomberg, o ministro das Finanças afirmou que a previsão de crescimento do Governo para 2017 irá ser revista para um valor próximo de 2% no Programa de Estabilidade e Crescimento que irá ser entregue em Abril às autoridades europeias.

Em Bruxelas, pelo contrário, as projecções para a economia portuguesa continuam a ser mais prudentes, com uma estimativa de crescimento este ano de 1,6%.

Fátima e barragens ajudam

Lendo o relatório agora publicado pelo Banco de Portugal, a conclusão que se pode retirar é que, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, uma série de factores positivos se combinam para colocar a economia a crescer mais. E, tendo em conta que o consumo privado continua condicionado pelo elevado nível de endividamento das famílias e pelo crescimento moderado dos salários, é nas exportações e no investimento que as coisas podem vir a correr particularmente bem.

De acordo com as previsões do Banco de Portugal, as exportações de bens e serviços deverão acelerar de um crescimento de 4,4% em 2016 para 6% este ano. Este resultado tão forte é ajudado pelo facto de agora o banco central ter como pressuposto um crescimento da procura externa de 4%, em vez dos 3,4% de Dezembro. Mas ainda assim, significa que se está a projectar um muito acentuado ganho de quota de mercado das exportações portuguesas, já que as exportações crescem mais 2 pontos percentuais do que a procura externa.

O Banco de Portugal dá uma pista de como é que isso será conseguido, ao destacar “o desempenho das exportações de turismo, que será favorecido pela ocorrência em território português de importantes eventos à escala internacional”. Entre os eventos previstos em Portugal este ano está visita do Papa a Fátima e a realização do Web Summit em Lisboa, tal como no ano passado.

Para além do turismo, o Banco de Portugal assinala a ajuda para as exportações que pode constituir o regresso a padrões normais do sector energético e automóvel, sendo referido o efeito do lançamento de um novo modelo da Autoeuropa.

Do lado do investimento, aquilo que o Banco de Portugal prevê, depois de uma correcção em alta do resultado para 2016, é o arranque deste indicador ao fim de vários anos decepcionantes. A previsão é de um crescimento de 6,8%, que compara com o recuo de 0,3% em 2016 e a previsão anterior de 4,3%.

Entre os motivos apresentados para esta recuperação estão a manutenção de condições favoráveis de financiamento, a necessidade de recuperação do stock de capital, a normalização da atribuição de fundos europeus e a previsão de realização de investimentos importantes em infraestruturas. A este nível aquilo que está previsto é o complexo de barragens no Alto Tâmega.

Notas de prudência

No meio destas previsões em tom mais optimista do que tem sido habitual, o Banco de Portugal deixa algumas notas de prudência.

Por um lado, deixa claro que as taxas de crescimento previstas para este ano e para os anos seguintes, apesar de serem mais positivas do a média dos últimos anos em Portugal, ainda não chegam para garantir a convergência real com a zona euro. Para que tal acontecesse, era preciso que Portugal se aproximasse mais do 2% e que, nos anos seguintes conseguisse manter o ritmo, em vez de abrandar ligeiramente tal como é previsto.

Depois, o Banco de Portugal assinala que no cenário agora traçado, o PIB português em 2019 estará apenas próximo do de 2008 em termos reais. Isto é, a economia está ainda a um nível muito baixo e só nessa altura é que as perdas acumuladas durante a crise ficarão recuperadas.

Isto é particularmente verdade no que diz respeito ao investimento que, mesmo com as taxas de crescimento elevadas agora previstas, chegará ao final de 2019 ainda significativamente abaixo dos níveis de 2008.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários