Eurogrupo engana-se e troca foto de Mário Centeno por jornalista José Gomes Ferreira

Presidência holandesa da UE comete gaffe nos documentos oficiais do Eurogrupo em Amesterdão. Mário Centeno confundido com jornalista da SIC.

Foto
Mário Centeno Nuno Ferreira Santos

Esta podia muito bem ser uma notícia do satírico Inimigo Público, mas não, aconteceu mesmo. A presidência holandesa da União Europeia, que está a organizar a reunião do Eurogrupo desta sexta-feira em Amesterdão, enganou-se na fotografia do ministro Mário Centeno que surge nos documentos oficiais distribuídos às delegações nacionais e à imprensa internacional. Em vez da foto de Mário Centeno aparece... o jornalista da SIC José Gomes Ferreira, comentador de assuntos económicos na estação de televisão.

Tudo não passou de um erro protocolar nas folhas em que surgem, lado a lado, as fotos e os nomes dos vários ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais europeus. A organização não colocou a foto oficial de Mário Centeno, mas terá ido pesquisar uma foto online do ministro português. A questão é que o ministro e o jornalista partilham entre si dois nomes em comum (e mais um terceiro apelido que pode até ser confundido) e o erro aconteceu.

O nome completo do ministro é Mário José Gomes de Freitas Centeno… E na fotografia acabou por aparecer José Gomes Ferreira. A foto está errada, mas o nome do ministro aparece correctamente. Na mesma página há outros colegas de Centeno e governadores dos bancos centrais, e o subdirector de informação da SIC aparece mesmo ao lado de uma outra fotografia do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

Segundo o Diário de Notícias, a gaffe foi encarada de forma descontraída pelo staff do Ministério português da Finanças presente em Amesterdão, onde, aliás, Mário Centeno se faz representar pelo secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix. Entretanto, diz o DN, a Presidência holandesa já terá sido alertada para a situação. E este erro não foi caso único: a organização trocou também a foto do ministro das Finanças do Luxemburgo, Pierre Gramegna, refere a SIC.

José Gomes Ferreira é presença habitual nos noticiários da SIC, onde comenta assuntos de política económica e finanças públicas. Na SIC Notícias, o subdirector de informação apresenta às quartas-feiras à noite o programa Negócios da Semana.

E se nos papéis do Eurogrupo já chegou a ministro, pelo menos já tem programa para apresentar, não tivesse o jornalista da SIC publicado em 2013 o livro O Meu Programa de Governo – Propostas para uma economia mais produtiva e para uma sociedade mais equilibrada. Uma obra de 480 páginas que levou então o jornalista a esclarecer: “Não sou candidato a nada, nem sou político, sou jornalista, mas aqui está O Meu Programa de Governo - que é muito mais do que isso, é um conjunto de propostas de renovação da sociedade portuguesa”.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários