Estão a circular falsos emails das Finanças a pedir regularização de dívidas

Fisco avisa que email com um “aviso importante” a sugerir link para contribuintes pagarem dívidas é fraudulento.

Foto
As Finanças publicaram uma nota de alerta no seu site Sara Matos

De tempos a tempos, surge no Portal das Finanças o mesmo aviso: “Alerta de ‘Phishing’”. Sinal de que há quem esteja a receber emails falsos, enviados abusivamente em nome da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), a reclamar que sejam pagas dívidas ao fisco. Alguns contribuintes têm sido destinatários de mensagens deste tipo e por isso o fisco emitiu uma nota no seu site a avisar que os emails em causa devem ser ignorados porque são falsos.

Aos contribuintes é pedido que façam o download de um ficheiro que daria seguimento ao processo para saldar a pretensa dívida. Mas o "link", alertam as Finanças, remete para “conteúdo malicioso”.

Os emails aparentam ser enviados pela Autoridade Tributária e Aduaneira. O nome que aparece como sendo o suposto remetente é a AT, mas quando se atenta ao email que de facto envia a mensagem percebe-se que se trata de uma referência fora do comum (num dos casos que chegou ao conhecimento do PÚBLICO, o email acabava em “@listadedevedores01.net”).

Na composição gráfica do email aparece mesmo uma reprodução do logótipo da Autoridade Tributária e Aduaneira, com a combinação do azul escuro e o branco que identificam o fisco. E, mais abaixo, aparece ainda o símbolo do conhecido programa E-factura, que nada tem a ver com o pagamento de dívidas.

O contribuinte é fraudulentamente informado de que teria dívidas ao fisco e que deveria proceder “quanto antes à regularização da sua situação tributária” para poder sair da “Lista de Devedores” publicada no site do fisco. E é mesmo referido o valor axacto da pretensa dívida. Num desses emails a que o PÚBLICO teve acesso, idêntico ao exemplo divulgado pelas Finanças, o valor supostamente a regularizar seria de 2419,88 euros.

Estas mensagens são recorrentes e ainda no início de Fevereiro o fisco tinha lançado um aviso semelhante, por causa de emails em tudo iguais aos que os contribuintes estarão agora a receber.

Há alguns pormenores que denunciarm tratar-se de falsa correspondência e que no futuro podem ajudar a despistar casos destes. Se o contribuinte for verificar emails que já recebeu por parte da AT, verificará que, por norma, serão enviados a partir do email “info@at.gov.pt”. E além de o fisco começar por se dirigir ao contribuinte com o tratamento “Ex.mo(a) Senhor(a),”, refere o nome completo da pessoa em maiúsculas e de seguida o seu Número de Identificação Fiscal (NIF).

Foto

Além disso, mesmo que neste caso estivesse por saldar uma dívida na ordem dos 2400 euros, não seria por este valor que o contribuinte iria aparecer na “lista negra” de devedores, porque isso só acontece quando uma pessoa singular deve ao fisco mais de 7500 euros ou quando uma empresa tem por saldar mais de dez mil euros.

A propósito destes emails, as Finanças recomendam “a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças”.

Sugerir correcção
Comentar