Estado volta a desafiar portugueses a comprar dívida pública em Abril

Nova emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável vai pagar juro de 1,9%.

Foto
Estado volta a desafiar as poupanças dos portugueses, neste caso são as que estão nos bancos. pbc pedro cunha

O Estado anunciou mais uma emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Imobiliário (OTRV), a quarta deste produto de dívida pública destinada a aforradores particulares e a que vai oferecer a taxa de juro mais baixa.

A emissão, a cinco anos, que atira o vencimento para 12 de Abril 2022, tem o valor indicativo de 500 milhões de euros. O período de subscrição, dirigida ao público em geral, irá decorrer entre os próximos dias 27 de Março e 7 de Abril 2017.

Este produto paga juros semestrais, calculados a uma taxa de juro variável e igual à Euribor a seis meses acrescida de 1,90%. Como a Euribor a seis meses está em valor negativo, a taxa mínima é de 1,90%.

A taxa de juro deste produto tem vindo a diminuir, tendo começado em 2,2% na primeira, em Maio de 2016, seguiu-se 2,05% na de Agosto, e 2% na de Novembro.  

Em 2016, as três emissões de OTRV permitiram ao IGCP, a agência que gere a dívida pública portuguesa, arrecadar 3450 milhões.

A subscrição de OTRV tem custos elevados, que podem anular a rentabilidade no caso de aplicação de pequenos montantes. E têm algumas limitações, como o facto de não poderem ser resgatadas antes do prazo, que no caso desta última é Abril de 2022. A alternativa é serem vendidas em bolsa ou por negociação particular, ao valor de mercado que se verificar nessa altura.

Este instrumento tem ainda risco idêntico ao da restante dívida pública numa hipotética de reestruturação, cenário que neste momento não se coloca.

O valor mínimo de subscrição deste produto é de mil euros.

Sugerir correcção
Comentar