ESFG conclui aumento de capital e cumpre rácios de capital

Foto
A ESFG detém o BES, Tranquilidade e ES Saúde Foto: Sara Matos/Arquivo

A Espírito Santo Financial Group concluiu o aumento de capital de 500 milhões de euros, passando a cumprir as metas em termos de rácios de capital do regulador europeu, anunciou hoje a holding que detém o BES.

“A Espírito Santo Financial Group (ESFG) concluiu o seu aumento de capital de 500 milhões de euros através da emissão de 102.040.816 novas acções ordinárias. As acções da ESFG encontram-se admitidas à negociação nas Bolsas de Valores do Luxemburgo, NYSE Euronext Lisbon e Bolsa de Valores de Londres”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Este aumento de capital permitiu à holding reforçar o seu rácio de capital core tier 1 (a medida mais eficaz para avaliar a solvabilidade de um banco) para 9,5 por cento, valor em que está incluída a ‘almofada’ de capital para exposições a dívidas soberanas requerido pela Autoridade Bancária Europeia, cumprindo assim a meta em termos de rácio de capital exigida até final de Junho pelo regulador europeu.

Segundo o mesmo documento, a ESFG vai ainda “beneficiar do aumento de capital em curso do BES”, de 1010 milhões de euros. Inicialmente o aumento de capital previa um reforço de 400 milhões de euros, mas foi entretanto elevado a 500 milhões de euros devido à “elevada procura de investidores”, afirmou então a empresa.

A ESFG é a holding que detém o Banco Espírito Santo (BES), o grupo segurador Tranquilidade e a Espírito Santo Saúde.

As acções da holding fecharam hoje a perder 0,5% para 5,35 euros no PSI20, o principal índice da bolsa Lisboa, no qual negoceiam desde 19 de Março.

Sugerir correcção
Comentar