Empréstimos da banca às famílias para habitação caem 2,7% em Julho

Em Julho houve menos famílias com crédito vencido.

Foto
Os empréstimos à habitação diminuíram 2,7% Patrícia Martins

Os empréstimos concedidos pelos bancos com o destino habitação voltaram a cair em Julho (2,7%) em termos homólogos, enquanto os créditos com finalidade consumo avançaram no mesmo mês (2,7%), segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

A percentagem de devedores do sector das famílias com crédito vencido diminuiu 0,1 pontos percentuais em relação a Junho, fixando-se em 14,1%.

"Em Julho, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às famílias fixou-se em -1,7%, aumentando 0,1 pontos percentuais em relação a Junho", refere o BdP, precisando que, por finalidade, a variação do crédito à habitação se situou em -2,7% e a do crédito ao consumo e outros fins em 2,7%, mantendo-se no primeiro caso e aumentando 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior no segundo.

O rácio de crédito vencido não se alterou relativamente ao mês de Junho, situando-se em 5,2%.

Já os empréstimos concedidos a sociedades não financeiras (SNF) recuaram, por sua vez, 2,2% em Julho, face ao mesmo mês do ano passado. O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras no fim de Julho era de 16,5% e 29,4% dos devedores apresentavam crédito vencido.

As empresas privadas exportadoras registaram um rácio de crédito vencido de 6,8% (mais 0,2 pontos percentuais face a Junho) e uma percentagem de devedores com crédito vencido de 10,3% (mais 0,6 pontos percentuais face ao mês anterior).

"Em Julho de 2016, a taxa de variação dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras registou um aumento de 0,3 pontos percentuais, situando-se em 2,2%. Os empréstimos às empresas privadas exportadoras registaram uma taxa de variação anual de 0,4%, traduzindo um aumento de 1,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior", informa o BdP.

Sugerir correcção
Comentar