Empresa do Porto cria marca de electricidade para jovens universitários

A nova marca da PH Energia chama-se 2 Easy Energy e arranca no dia 31 de Outubro para chegar a clientes com baixos consumos eléctricos.

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Objectivo passa por alcançar cinco mil clientes até ao final do próximo ano Rita França/Arquivo

A PH Energia, a empresa de comercialização de electricidade que criou a marca Energia Simples para clientes industriais e empresariais no mercado liberalizado, vai avançar com uma nova marca virada para os consumidores jovens. Chama-se 2 Easy Energy e promete “um único produto e um único tarifário”, para “quem não quer mais serviços na factura” além da energia eléctrica, disse ao PÚBLICO o presidente da empresa, Manuel Azevedo.

“O nosso alvo são jovens universitários ou pessoas que vivam sozinhas e têm baixos consumos de electricidade”, explicou. É para a faixa etária dos 18 aos 30 anos que a PH Energia quer canalizar a sua oferta assume o gestor: “são consumidores desconfiados; estão convencidos de que as eléctricas ganham muito dinheiro”. Por isso, Manuel Azevedo diz que uma das premissas da nova marca é “uma actuação transparente”, que mostre aos clientes quanto custa efectivamente o fornecimento de energia eléctrica.

“As pessoas ficam desde logo a saber que a nossa margem por cada cliente são dois euros” (mais IVA), explicou. A somar a este valor, e em função da potência que quiser contratar (esta oferta dirige-se a potências entre 1,15 kVA e 6,9 kVA), o cliente pagará uma mensalidade que varia entre os 12 e os 65 euros (neste último caso a comissão de gestão sobe para três euros).

Mas este valor não corresponde a uma conta fixa, já que “será feito um acerto da mensalidade” sempre que a 2 Easy Energy receber do operador da rede de distribuição (a EDP Distribuição), a comunicação dos consumos reais de cada cliente (que devem ser disponibilizados de três em três meses). “Connosco não existem facturação por estimativas ou pedidos de leituras aos clientes”, frisou Manuel Azevedo.

Precisamente por ser uma marca vocacionada para um segmento de consumidores mais jovens, a 2 Easy Energy apresenta-se como “uma marca digital, que apenas disponibiliza facturas electrónicas” e em que a adesão pode facilmente ser feita no site. “É uma marca muito experimental”, assume Manuel Azevedo, notando que chegar à meta dos cinco mil clientes até final do próximo ano já seria um bom ponto de partida.

O serviço arranca no dia 31 de Outubro, “porque é o dia mundial da poupança”, e a campanha de comunicação será, como não poderia deixar de ser tendo em conta o público-alvo, centrada nas redes sociais.

A Energia Simples, que chegou ao mercado em Abril de 2015, já presta serviço a 8300 clientes, e tem uma quota de mercado de 1%. Em Abril, a empresa sediada no Porto foi a vencedora do leilão da Deco (Pague Menos Energia) para os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

A rede de hotéis Tivoli, a Porto Editora, as lojas das cadeias Natura e Perfumes & Companhia e várias empresas têxteis do Norte estão na sua carteira de clientes empresariais, assim como várias unidades hoteleiras no Algarve (nestes segmentos já são fornecidos aos clientes outros serviços, como a gestão eléctrica ou soluções de produção eléctrica distribuída).

Além disso, a empresa (que emprega directamente 17 pessoas e tem 50 comissionistas na área comercial) também fornece energia a algumas autarquias.

O facto de muitos dos contratos de concessão para a distribuição de electricidade assinados entre a EDP Distribuição e os municípios estarem a perto do fim, faz com que a empresa esteja a analisar a entrada na actividade de distribuição. “Os accionistas da Energia Simples estão a estudar a possibilidade de concorrer, em 2020 e 2021” à concessão das redes de distribuição de algumas autarquias, admitiu Manuel Azevedo, que é um dos três accionistas individuais da empresa (além de João Brito e Raúl Bessa), que também é participada por “duas sociedades de capital de risco do Porto”.

“Estamos a falar com os municípios e a analisar os proveitos definidos pela ERSE” para estas concessões, disse o empresário.

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