Dívida pública superou 126% do PIB em Fevereiro

A trajectória da dívida pública continua em alta.

Foto
DAVID CLIFFORD

A dívida das administrações públicas ascendeu aos 209 mil milhões de euros em Fevereiro deste ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Banco de Portugal, o equivalente a 126,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com o Boletim Estatístico do banco central, a dívida total das administrações públicas era de 208.857 milhões de euros no final de Fevereiro, um valor que, em Janeiro, era de 208.464 milhões, na óptica de Maastricht que é utilizada pela troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) e pela União Europeia.

O Banco de Portugal só calcula o rácio da dívida em percentagem do PIB no final de cada trimestre, pelo que, para estimar este valor, a Lusa considerou como valor de referência o PIB nominal no fim de 2012, referido na primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística a 28 de Março.

A trajectória da dívida pública continua a subir, uma vez que, em Setembro de 2012, a dívida pública era de 120,2% do PIB, e no final de Dezembro do ano passado correspondia a 123,6% do produto, segundo dados do BdP.

Sugerir correcção
Comentar