Funcionários do Deutsche Bank e do Barclays acusados de manipulação da Euribor

Suspeitos de conspiração para a fraude vão comparecer em tribunal no próximo ano, no dia 11 de Janeiro.

Foto
Receio dos efeitos do "Brexit" fazem aumentar pedidos de resgate de fundos de investimento imobiliário Lucas Jackson/Reuters

O departamento de combate à fraude do Reino Unido acusou, esta sexta-feira, dez funcionários do Deutsche Bank e do Barclays do crime de conspiração para a fraude, no âmbito da investigação sobre a manipulação das taxas de juro Euribor.

Trata-se da primeira acusação criminal no âmbito da manipulação da Euribor, mas segue-se a outras acusações no âmbito de outro escândalo de manipulação da Libor, a taxa de referência inglesa. O departamento de combate à fraude, SFO na sigla em inglês, acusa seis funcionários do Deutsche Bank e quatro do Barclays, cuja identidade é revelada no comunicado.

As taxas Libor e Euribor, utilizadas em vários produtos financeiros, como contratos derivados, são fixadas diariamente a partir da informação enviada à Reuters por um conjunto alargado de bancos. Na zona euro, incluindo em Portugal, as taxas Euribor servem de referência em varias operações de crédito, como é o caso dos empréstimos à habitação e às empresas.

O SFO, que adianta que “em devido tempo” avançará com acusações contra outras pessoas, refere que os dez acusados terão a primeira audiência no tribunal de Westminster no dia 11 de Janeiro. O departamento reforça que a investigação, iniciada em 2012, relativa à manipulação das taxas interbancárias Euribor e Libor continua. Nas investigações, o SFO conta com a colaboração da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

No âmbito da investigação da Libor já foram condenados alguns funcionários do UBS e Citigroup e há outros julgamento marcados também para Janeiro.

No caso da Libor, várias entidades financeiras, caso do Deutche Bank e Llody, entre outros, já aceitaram pagar multas elevadas no âmbito destas investigações, que também se alargaram à fixação dos valores de várias moedas no mercado cambial.

No caso da Euribor, a Comissão Europeia condenou várias instituições europeias e criou novas regras para a fixação desta taxa, de forma a evitar novas manipulações.

Sugerir correcção
Comentar