Deutsche Bank dispara em bolsa após notícia de acordo com autoridades dos EUA

Agência AFP avançou que penalização poderá ficar nos 5,4 mil milhões de dólares, muito abaixo do valor inicial.

Foto
Têm sido tempos difíceis para o banco alemão Reuters/Ralph Orlowski

As acções do Deutsche Bank registaram uma subida significativa na sequência de uma notícia de que o banco alemão está a ultimar um acordo para pagar muito menos do que os 14 mil milhões de dólares que as autoridades americanas puseram há duas semanas em cima da mesa como penalização pelos produtos financeiros que a instituição vendeu e que contribuíram para a crise financeira de 2008.

A agência AFP avançou a meio da tarde que o acordo poderá fazer aquele montante cair para 5,4 mil milhões de dólares, mas não há confirmação oficial. As acções do banco na bolsa de Frankfurt, que já tinham caído mais de 20% desde o início deste mês, subiam às 16h43 cerca de 12%, para 11,52 euros.

Um pagamento de 14 mil milhões de euros colocaria problemas ao banco para cumprir os rácios de capital exigidos ao sector bancário. Para além disso, a instituição atravessa dificuldades e está há muito num processo de cortes, que inclui o fim das operações em vários países e o despedimento de milhares de funcionários. Segundo números compilados pela agência Bloomberg, o banco já pagou desde 2008 mais de nove mil milhões de dólares em multas e acordos com as autoridades.

Quando o Departamento de Justiça dos EUA anunciou o valor que pretendia, o banco reagiu afirmando que esperava chegar a um acordo para um montante muito inferior.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários