Desemprego do IEFP regista maior queda homóloga em 28 anos

No final de Fevereiro havia 487.629 desempregados inscritos nos centros de emprego, menos 15,3% do que no ano passado.

Foto
Rita França

O número de desempregados inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no final de Fevereiro caiu 15,3%, o maior recuo homólogo desde 1989 quando se iniciou a compilação destes dados. As estatísticas divulgadas nesta terça-feira dão conta de 487.629 desempregados inscritos, menos 88.300 do que no mesmo mês de 2016.

Na nota que acompanha os dados, o IEFP nota que a redução homóloga do desemprego ficou a dever-se sobretudo à redução do desemprego nos homens (-17,3%), nos adultos com 25 ou mais anos (-14,5%), nos que estão inscritos há menos de um ano (-17,5%) e nos que ficaram pelo primeiro ciclo do ensino básico (-17,2%).

Na evolução em relação a Janeiro, o desemprego recuou 1,4%, o que corresponde a menos 7100 pessoas. Depois de entre Dezembro e Janeiro se ter verificado um aumento de 2,5%, o registo de desempregados retomou a tendência de diminuição que se tinha verificado nos últimos quatro meses de 2016 (de Setembro a Dezembro).

Na comparação com o mês homólogo, o desemprego recuou em todas as regiões. Em relação ao mês anterior, o desemprego diminuiu em todas as regiões, com excepção de Lisboa e Vale do Tejo, onde os centros de emprego registaram mais 0,3% pessoas desempregadas.

O desemprego jovem recuou 21,3% face ao ano anterior (menos 15.700 mil jovens) e 0,1% em relação ao mês de Janeiro. O número de desempregados inscritos há mais de 12 meses diminuiu 12,9% em relação ao mês homólogo e 0,7% em termos mensais.

Estes dados dizem respeito ao número pessoas desempregadas no final de cada mês. E o indicador depende, além da dinâmica do mercado de trabalho, de outros factores como a participação de desempregados em políticas e medidas activas de emprego e da anulação administrativa de desempregados dos ficheiros. No caso dos desempregados ocupados, registou-se um ligeiro aumento, de 1,5%, face ao período homólogo, com o IEFP a dar conta de 106.160 pessoas integradas em programas de emprego ou formação profissional (excepto os programas que viam a integração directa no mercado de trabalho). Já as anulações têm recuado.

Mas o IEFP publica também um indicador que dá uma imagem mais próxima do que se passou ao longo de Fevereiro. Durante o mês inscreveram-se nos centros de emprego 43.954 desempregados, menos 26,1% do que em Janeiro e menos 18% do que em 2016.

Sugerir correcção
Ler 31 comentários