Daniel Bessa ameaça deixar direcção da Cotec Portugal

Foto

O director geral da Cotec Portugal, Daniel Bessa, admitiu hoje deixar a associação caso, até ao final do ano, as condições de promoção da inovação no país não melhorarem.

Falando à margem da divulgação da 3.ª edição do “Prémio Produto Inovação Cotec - Unicer”, o director daquela associação empresarial para fomento da inovação revelou ter transmitido esta decisão ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, numa reunião de trabalho há dois dias. “Ainda não há 48 horas estava em Lisboa com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior numa sessão de trabalho a tentar melhorar as condições de incentivo fiscal do Estado português à inovação”, afirmou.

“Pus a minha cabeça a prémio. Disse ali que, se até fim do ano não sair algum resultado que se veja, não estou aqui a fazer nada. E não foi só para entalar o senhor ministro, foi porque estas coisas têm que ter principio, meio e fim, têm que ter consequências”, acrescentou.

A 3.ª edição do Prémio Produto Inovação Cotec - Unicer, que hoje arrancou, tem candidaturas abertas até 9 de Abril e distinguirá, a 31 de Maio, “o que de melhor se faz em Portugal em matéria de produtos inovadores”.

Afirmando que o objectivo da iniciativa é “distinguir produtos inovadores [bens ou serviços] dirigidos a mercados globais que tenham sido desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras a operar em Portugal”, Daniel Bessa considerou que a inovação empresarial é “a única via para repor Portugal numa trajetória de crescimento”.

“As empresas têm que ter condições para serem inovadoras porque não lhes resta outro caminho. A partir do momento em que entramos no euro, Portugal tornou-se num país demasiado caro para alguma empresa poder ser competitiva sem ser desta forma”, sustentou.

Sugerir correcção
Comentar