Costa diz que 35 horas entram em vigor para todos a 1 de Julho

Primeiro-ministro recusa que haja uma aplicação faseada. Há sim, diz, uma “válvula de segurança” para os hospitais.

Foto
As 40 horas de trabalho semanal no Estado foram decididas pelo Governo anterior. Rui Gaudêncio

O primeiro-ministro está "surpreendido pela polémica" em torno da aplicação das 35 horas de trabalho, afirmando que "não haverá aplicação faseada" e sim uma entrada em vigor a 1 de Julho para todos os trabalhadores com funções públicas.

"Confesso que estou um pouco surpreendido por esta polémica, porque do que conheço não há nenhuma proposta de aplicação faseada [das 35 horas de trabalho na Função Pública]. A proposta que existe é de que as 35 horas entrem em vigor para o conjunto dos trabalhadores em funções públicas no dia 1 de Julho, ao contrário do que dizia a proposta inicial que previa um período de regulamentação de 90 dias após a entrada em vigor", disse António Costa, nesta terça-feira, no Parlamento.

António Costa, que falava no final de uma reunião da Assembleia Parlamentar Euro-Latina-Americana (EuroLat), ressalvou que existirá, isso sim, uma "válvula de segurança" para a aplicação das 35 horas.

"O que há é uma norma de bom senso, que permite a título excepcional - e pontualmente - proceder a ajustamentos de horário em serviços em que, por dificuldades concretas de contratação de pessoas necessárias, esteja em causa a continuidade e qualidade dos serviços prestados aos cidadãos", disse, comentando a polémica em torno do projecto de lei do PS.

O primeiro-ministro insistiu que "o que se propõe não é uma aplicação faseada" da reposição das 35 horas, como tem sido criticado pelos sindicatos, mas sim "uma aplicação a todos os trabalhadores a partir de 1 de Julho que exercem funções públicas, com uma norma de garantia - eu diria uma válvula de segurança - para evitar situações de ruptura nalgum serviço".

Esta "norma" permite não o faseamento de horário, mas "pequenos ajustamentos de horário".

Do levantamento feito pelo Governo, junto das estruturas sindicais e dos ministérios, disse António Costa, "não haverá problemas" relacionados com estes ajustamentos "salvo talvez nos hospitais".

"E nos hospitais temos vindo a trabalhar com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses para encontrar formas de resolver problemas que se possam colocar em dois grupos profissionais: os enfermeiros e os técnicos auxiliares", realçou.

Ou seja, para Costa "trata-se assim de cumprir o que está no programa do Governo: adoptar o horário das 35 horas sem aumento da despesa global com pessoal".

"Por isso, estão criados os instrumentos necessários para que eu e o ministro das Finanças possamos controlar quer as contratações quer as horas extraordinárias, de forma a não haver aumento da despesa, mas garantindo o compromisso da aplicação da medida a partir de 1 de Julho", concluiu.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários