Consumo em Portugal 25% abaixo da média da UE

Luxemburgo foi o país que mais consumiu em 2013. A Bulgária está em último lugar,

Foto
ANDC destaca papel do microcrédito no "desenvolvimento da economia local" Foto: Manuel Roberto

O consumo em Portugal foi, ao longo de 2013, 75% do registado em média na União Europeia (UE), colocando o país na décima posição entre os que menos consomem.

Os dados constam das estimativas preliminares divulgadas nesta quarta-feira pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE, e dizem respeito ao consumo efectivo individual, para o qual é contabilizada a compra de bens e serviços, mas também o acesso, mesmo que gratuito, a serviços estatais, como os de educação e saúde, ou que sejam fornecidos por entidades sem fins lucrativos. 

Entre os países que menos consomem estão a Bulgária (no último lugar, com 49% da média da UE), a Roménia e a Croácia. No outro extremo da tabela, surgem o Luxemburgo (em primeiro lugar, com 138%), a Alemanha e a Áustria. Portugal tem níveis de consumo semelhantes à Eslovénia (ligeiramente acima) e Polónia (um pouco abaixo). A zona euro tem um nível de consumo equivalente a 106% da média dos 28 estados da união.

O consumo efectivo individual tende a acompanhar o Produto Interno Bruto. De acordo com o mesmo boletim do Eurostat, Portugal tem um PIB equivalente a 75% da média da UE. No topo surge novamente o Luxemburgo, que está mais de duas vezes e meia acima da média, e no fundo da lista, a Bulgária, com um pouco menos de metade.

Os números agora apresentados serão revistos no final do ano.

 

Sugerir correcção
Comentar