Comissão sabia há anos da manipulação de emissões na indústria automovel

O alemão Der Spiegel teve acesso a documentos que demonstram que Bruxelas sabia da manipulação de dados de emissões poluentes dos fabricantes de automóveis

Foto
Deverá ser preciso um ano para todos os carros com motores manipulados serem reparados AFP/JULIAN STRATENSCHULTE

A Comissão Europeia tem na sua posse, pelo menos desde 2010, elementos suficientes que lhe permitiriam ter detectado a manipulação de dados acerca das emissões dos veículos a diesel e evitado um escândalo de proporções gigantescas. De acordo com documentos a que a Der Spiegel teve acesso, e que estão a ser divulgados na sua edição on-line, Bruxelas mentiu quando disse que foi apanhada de surpresa com a polémica que veio a envolver o fabricante alemão Volkswagen. Isto porque, de acordo com os documentos, o assunto chegou mesmo a ser abertamente discutido entre a Comissão e o governo alemão durante meses.

A publicação alemã esforça-se por fazer uma cronologia do escândalo, lembrando como tudo começou, nos anos 2000. Foi nessa altura que, depois de constatar que as melhorias na qualidade do ar europeu tardavam a dar sinais, pediu a uma estrutura externa para fazer monitorizações em tempo real das emissões produzidas pelos automóveis. Essa estrutura externa era o Joint Reserach Center (JRC), que começou a fazer os primeiros testes em 2007.

Em Outubro de 2010 surgem as primeiras referências ao facto de ser “bem conhecida” a discrepância entre as emissões dos veículos a diesel, se comparados os níveis de emissão de gases poluentes nos períodos de testes que antecedem à aprovação de circulação por parte das autoridades europeias com os níveis que foram recolhidos em condições reais de condução.

Em 2012, a Comissão enviou um e-mail oficial a alguns ministros de vários países da União Europeia (entre eles os ministro de ambiente  britânico, francês e o alemão) a dar conta das dificuldades que estavam a ter nas negociações com a indústria automóvel.

A indústria opunha-se à utilização da tecnologia desenvolvida pela JRC, e que permitia uma monitorização mais aproximada das emissões em tempo real. Tratava-se de um mecanismo portátil conhecido como Freeway Performance Measurement System (PeMS), que faz a medição das temperaturas e das reacções químicas cruzando-as com dados sobre a velocidade ou a aceleração. Foi essa tecnologia que permitiu relevar as manipulações que tiveram lugar nos Estados Unidos. O comissário da Indústria e Empreendedorismo, Antonio Tajani, terá sido pessoalmente informado das manipulações, mas nada aconteceu.

Sugerir correcção
Ler 16 comentários