BCE aumenta compra de dívida portuguesa em Março

No último mês, o valor das compras subiu em relação ao mês anterior, mas voltou a ficar abaixo da quota de Portugal no BCE.

Foto
O BCE, liderado por Draghi, vai reduzir as compras de dívida na zona euro para 60 mil milhões por mês NFS - Nuno Ferreira Santos

O Banco Central Europeu (BCE) manteve o ritmo das compras de dívida pública portuguesa abaixo dos 700 milhões de euros em Março, à semelhança do que aconteceu nos dois primeiros meses do ano, mas a tendência de redução das compras que se registava de mês para mês foi interrompida.

As estatísticas mensais da autoridade monetária da zona euro sobre o seu programa de compras de activos financeiros mostram que a instituição liderada por Mario Draghi adquiriu 663 milhões de euros em Março.

Embora tenha havido um aumento de sete milhões de euros em relação ao montante de activos comprados em Fevereiro (656 milhões) a recuperação que se verificou no último mês ainda não coloca o nível das compras mensais ao nível de Janeiro, de 688 milhões.

O que os números do BCE revelam é uma travagem na tendência da redução consecutiva das compras de activos, algo que poderá dever-se ao facto de o BCE ir ajustando o ritmo das compras em função do programa de estímulos (que vai durar pelo menos até Dezembro como estratégia para animar a economia europeia e fazer subir a inflação na área da moeda única).

Ao permanecerem abaixo de 700 milhões de euros pelo terceiro mês consecutivo, as aquisições mensais de activos portugueses continuam aquém do valor equivalente à participação do país no capital do BCE. A tendência tem sido de abrandamento. E neste momento o BCE prepara-se para diminuir já neste mês o total das compras realizadas no conjunto dos países do euro. Em vez de 80 mil milhões de euros, o ritmo mensal será de 60 mil milhões.

Em Fevereiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) veio alertar para o facto de Portugal contar este ano com menos apoio do BCE do que no ano passado, em que as aquisições de dívida foram o dobro das emissões líquidas realizadas pelo Tesouro português.

Embora na última reunião de política monetária do BCE, a 9 de Março, a autoridade europeia tenha reduzido a dimensão do programa de estímulos, deixou mais uma vez a porta aberta a rever em alta as compras ou a própria duração do plano de estímulos. “Se as perspectivas passarem a ser menos favoráveis ou se as condições financeiras deixarem de ser consistentes com uma evolução no sentido de um ajustamento sustentado da trajectória de inflação, o conselho do BCE está preparado para aumentar o volume e/ou a duração do programa”, garantiu o conselho de governadores do banco central.

Sugerir correcção
Comentar