BCE diz que impacto do "Brexit" foi menor do que o esperado

Consequências da vitória do sim no referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia foram "menos drásticas do que muitos tinham antecipado", lê-se nas actas da ultima reunião.

Foto
O Brexit paira sobre a Europa Yves Herman/Reuters

O Banco Central Europeu (BCE) considerou que as repercussões da vitória do sim no referendo que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) foram menores do que muitos anteciparam. As actas da última reunião de política monetária do BCE, divulgadas esta quinta-feira, indicam que as consequências "foram menos drásticas do que muitos tinham antecipado".

No mercado de divisas, o BCE considerou que a pressão foi contida. Apesar de uma depreciação inicial do euro, a moeda única reverteu essa tendência e manteve-se a um nível constante. O BCE afirmou também esperar um crescimento moderado da economia na zona euro, impulsionado sobretudo pelo consumo privado e investimento.

No mercado laboral, o BCE referiu ver "sinais animadores" com um crescimento do emprego de 0,3% de um trimestre para outro, mas advertiu que o desemprego jovem, que está em 20%, continua demasiado alto.

A inflação na zona euro foi de 0,1% em Junho, depois de ter ficado em -0,1% em Maio.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários