Barómetro da Reabilitação Urbana detecta aumento de actividade

Actividade homóloga melhorou 23,4% no trimestre terminado em Fevereiro.

Foto
A análise às contas da Sociedade de Reabilitação Urbana foi pedida pela actual ministra das Finanças ADRIANO MIRANDA

O inquérito mensal à Reabilitação Urbana que é realizado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) às empresas associadas que operam neste mercado revelou, no mês de Fevereiro, um aumento homólogo trimestral de 23,4% no nível de actividade, e que é acompanhado por um crescimento de 2,5% no índice que mede a Carteira de Encomendas, no mesmo período.

De acordo com a mais representativa associação do sector da construção, a produção contratada tem vindo desenhar aumentos progressivos, de forma a que, em Fevereiro, e considerado um ritmo normal de produção, as construtoras tinham assegurado trabalho para os próximos 7,3 meses – um melhoria de 40 dias (1,3 meses) face ao mês homólogo em 2015.

Estes registos positivos fazem-se naturalmente acompanhar de uma melhoria no Nível de Confiança, um indicador que também é medido neste barómetro e que em Fevereiro assinalou um crescimento homólogo trimestral de 7,9%.

As obras de reabilitação urbana tem vindo a ser sucessivamente apontadas tanto por patrões como por sindicato como o balão de oxigénio que pode ir segurando um sector que emagreceu brutalmente com a míngua de obras públicas. Os contratos de obras públicas celebrados em Janeiro e reportados no Observatório das Obras Públicas corresponderam a apenas 27 milhões de euros, um valor sem precedentes desde 2011,

 

Sugerir correcção
Comentar