Bank Millennium regista subida de 2,4% no lucro do 1.º trimestre

Lucro ascendeu a 32,6 milhões de euros, uma subida de 6,9% face ao último trimestre de 2016.

Foto
Lucros do polaco Bank Milennium vão ajudar BCP. fc filipe casaca

O Bank Millennium, com sede em Varsóvia e detido em 50,1% pelo BCP, registou, no 1.º trimestre de 2017, um lucro de 140,5 milhões de zlotys (32,6 milhões de euros) numa subida de 2,4% na comparação homóloga.

Em comunicado divulgado esta terça-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o BCP acrescentou que o resultado líquido do banco polaco nos primeiros três meses deste ano mostra uma subida de 6,9% em relação ao trimestre anterior.

A rentabilidade dos capitais próprios (ROE, em inglês) foi de 8,1% entre Janeiro e Março, enquanto o rácio de eficiência (cost to income) superou o objectivo traçado, ao fixar-se nos 46,7%.

No comunicado, o BCP notou uma “excelente melhoria do resultado core que foi de 15,7% em termos anuais, já que a margem financeira e as comissões líquidas aumentaram 12,7% e 23,6%, respectivamente, em termos anuais.

Neste primeiro trimestre, o banco polaco terminou com uma “posição de capital reforçada” e com uma “posição de liquidez e qualidade dos activos confortáveis”.

O rácio de capital total consolidado foi de 18%, com o rácio Common Equity Tier 1 a fixar-se nos 17,9%, enquanto o rácio de crédito sobre os depósitos foi de 83%, o rácio de crédito com imparidades é de 4,5%.

O banco informou ainda sobre os 44 milhões de zlotys (10,2 milhões de euros) de contribuição anual para o fundo de resolução e 13 milhões de zlotys (3,2 milhões de euros) de contribuição trimestral para o fundo de garantia de depósitos – ambas não dedutíveis em termos fiscais.

O BCP referiu também o custo de mais 15 milhões de zlotys (3,4 milhões de euros) com “um mês adicional na contribuição bancária, quando comparada com o 1.º trimestre de 2016”. “O impacto negativo combinado na demonstração de resultados destes itens é de 53 milhões de zlotys (12,3 milhões de euros) em termos anuais

Sugerir correcção
Comentar