Bancos devem financiar as empresas “em função dos méritos dos projectos”

Governador do Banco de Portugal diz que critério não devem ser as garantias prestadas.

Foto
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal Enric Vives-Rubio

O governador do Banco de Portugal defendeu esta terça-feira que os bancos devem conceder crédito a empresas com base nos projectos de negócio destas, em vez de em função das garantias que podem ser prestadas, considerando que isso beneficiaria a sociedade.

"O que bancos devem fazer é financiar [as empresas] em função dos méritos dos projectos e não das garantias prestadas. Financiar em função da entidade financiada e não do proprietário da empresa", disse hoje Carlos Costa em Lisboa, numa conferência sobre corporate governance, organizada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo o responsável pelo regulador e supervisor bancário, quando os bancos baseiam as decisões de risco de emprestar dinheiro a uma empresa na existência de garantias pessoais e patrimoniais, que garantam a recuperação do investimento caso a empresa não cumpra o serviço de dívida, "estão a condescender nos modelos empobrecidos de governance", de governação das empresas.

Além disso, lembrou o governador, os bancos fazem a "alocação de poupança de uma sociedade", e a forma como esse dinheiro é distribuído tem impacto no retorno dessa poupança e, logo, no desenvolvimento dessa sociedade.

Carlos Costa considerou ainda que o sistema de concessão de crédito baseado em garantias beneficia as empresas já instaladas, em prejuízo das novas, e defendeu que as principais avaliações que um banco faça na altura de conceder financiamento sejam à análise do modelo de negócio, do plano de negócios, dos resultados que a empresa conta gerar com os projectos que tem em marcha.

É que, afirmou, um sistema de crédito baseado em garantias também implica que, numa situação de dificuldade na empresa, haja mais preocupação em executar os colaterais do que em reestruturar e viabilizar a empresa.

Do lado das empresas, defendeu que estas devem prestar toda a informação e de forma verídica, permitindo a quem a financia conhecer todos os aspectos da empresa em causa.

Sugerir correcção
Comentar