Valor médio das casas sobe pelo sexto mês consecutivo

Avaliação feita pelos bancos às casas volta a aumentar. Norte e região de Lisboa são as que mais influenciam.

Foto
O valor dos apartamentos subiu em todas as regiões, com excepção dos Açores Guilherme Marques

O preço médio das casas em Portugal voltou a aumentar em Setembro, tendo em conta a avaliação feita pelos bancos nos processos de concessão de crédito à habitação. De Agosto para Setembro, houve uma subida média de três euros por metro quadrado em todo o país. É o sexto mês consecutivo em que o mercado assiste a uma valorização dos preços da habitação, de acordo com dados publicados nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

No país, o valor das casas fixou-se em 1076 euros por metro quadrado. Se a variação é de apenas 0,3% face a Agosto, o agravamento chega aos 3,6% quando se compara o preço de Setembro com o valor registado um ano antes. A diferença é de 37 euros por metro quadrado em relação a Setembro do ano passado.

A pressão acontece sobretudo por causa do mercado imobiliário na região Norte e na Área Metropolitana de Lisboa, que, nota o INE, “foram decisivas” para esta variação, de resto semelhante ao aumento a que se assistiu no mês anterior.

No Norte, cada metro quadrado está avaliado em 950 euros, mais 4,7% do que em Setembro de 2015. Em Lisboa, onde no mês anterior a avaliação bancária tinha superado os 1300 euros por metro quadrado pela primeira vez desde 2011, o preço também voltou a escalar, agora 2,6%.

O valor dos apartamentos (uma média de 1123 euros por metro quadrado) subiu em todas as regiões, com excepção dos Açores. No conjunto do país, a média subiu oito euros num T2, passando para 1108 euros, enquanto para um T3 houve um agravamento de três euros, para 1049.

Vejam-se as tendências em cada região, comparando o que aconteceu com os apartamentos T2. No Norte, uma habitação desta tipologia passou a estar avaliada em 937 euros por metro quadrado, mais 11 euros do que em Agosto; nos Açores, o preço está agora nos 1083 euros, mais seis euros; na Área Metropolitana de Lisboa, cada metro de um T2 é avaliado em média por 1232 euros, mais seis do que em Agosto; no Alentejo o preço desceu três euros, para 926; no Algarve subiu 20, para 1362; mas no Centro o preço desceu dez euros, para 914 euros por metro quadrado, e a mesma tendência aconteceu na Madeira, onde a avaliação caiu dois euros, para 1153.

Nas moradias, houve um aumento médio em todo o país – ao subir dois euros, a avaliação dos bancos passou para os 1001 euros por metro quadrado. Se compararmos com Setembro de 2015, a diferença também se alarga, com o valor da habitação a ficar 4,5% acima.

Se as morarias de tipologia T3 subiram na avaliação bancária dois euros (980 euros por metro quadrado), o contrário aconteceu nos T4, onde o valor médio recuou três (para 1007 euros).

Sugerir correcção
Comentar