Avaliação bancária das casas subiu cinco euros em Agosto

Valor médio por metro quadrado é o mais alto desde finais de 2011.

Foto
Região do Algarve está a registar maior procura por activos imobiliários. PÚBLICO/Arquivo

O valor médio de avaliação bancária para o total do país aumentou cinco euros em Agosto (0,5%) face a Julho, fixando-se em 1073 euros por metro quadrado (m2), o que evidencia maior confiança do sector financeiro na concessão de crédito. É o valor mais alto em quase seis anos.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta segunda-feira, mostram um crescimento homólogo de 3,6%, acima dos 2,8% verificado em Julho.

O valor médio da avaliação das casas, reportado pelos bancos nas operações que envolveram empréstimos, revela um contributo muito significativo da região do Algarve, que passou de um valor médio de 1330 euros/m2 em Julho para 1376 euros em Agosto (+3%). Todas as restantes regiões, à excepção do Centro, apresentaram também variações em cadeia positivas. Na região de Coimbra, a queda foi de 2,1%.

Por segmento de habitação, o valor médio dos apartamentos fixou-se em 1117 euros em Agosto, superior em 0,7% ao observado em Julho para o total do país. Por regiões NUTS II e comparativamente com o mês anterior, a região do Algarve (1360 euros por metro quadrado) e a Região Autónoma dos Açores (1074 euros por metro quadrado) destacaram-se pela intensidade dos aumentos, respectivamente 44 euros e 33 euros.

Quando comparado com o período homólogo, o valor médio de avaliação dos apartamentos aumentou 2,8%, acima da variação de 1,9% em Julho.

Sugerir correcção
Comentar