Aumento de impostos foi exagerado, critica Luís Filipe Menezes

Candidato à Câmara do Porto diz que Vítor Gaspar deveria ter mais "sensibilidade social". E considera uma "loucura" ter aumentado IVA da restauração para 23%.

Foto
Menezes considera uma "loucura" ter aumentado IVA da restauração para 23% Rui Farinha

O conselheiro de Estado e candidato do PSD ao Porto, Luís Filipe Menezes, defendeu neste sábado que o ministro das Finanças deveria ter “mais sensibilidade social” e que a subida dos impostos deveria ter sido “mais temperada”.

“Se eu compreendo que a herança foi muito má, se eu compreendo que a estratégia global é correcta, eu, nos detalhes, gostaria de ter um ministro das Finanças com mais sensibilidade social”, sustentou Menezes, à margem do debate “Turismo no Porto – Um Pilar para o Desenvolvimento”, promovido pela sua candidatura.

Para o candidato, “o Governo tem razão [quando alega] que a conjuntura internacional não ajudou” à recuperação interna, “na medida em que as exportações, que estavam a suportar a economia, caíram porque os principais parceiros comerciais entraram também em crise”.

“Essa é uma desculpa, mas não é a única desculpa possível”, sustentou o social-democrata.

Para Menezes, na base da actual situação do país – o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou na sexta-feira que o Governo reviu com a troika as suas projecções macroeconómicas, esperando agora mais do dobro da recessão para este ano e um desemprego de quase 19% na parte final do ano – está também uma exagerada subida da carga fiscal.

“A carga fiscal tinha que ser elevada, tinha que se aumentar a receita, mas deveria ter sido mais temperada, não tão alta”, sustentou.

É que, disse, “quando se eleva a carga fiscal para além de determinados limites, aquilo que se vai provocar, para além da quebra do consumo decorrente da diminuição de dinheiro em circulação, é um efeito inibidor, psicológico, sobre o consumidor”.

Isto, acrescentou, “para além de tudo aquilo que veio a reboque, como o desemprego, que, ele próprio, também causa pobreza, diminuição do consumo, recessão e problemas sociais muito graves”.

Como exemplo de um exagerado e errado aumento de impostos, Luís Filipe Menezes apontou o do IVA na hotelaria e restauração, que considerou “uma loucura”.

“Sou completamente contra esta loucura de sermos os campeões do IVA dos 23% na área da restauração e da hotelaria, quando queremos ser um país competitivo no turismo. É preciso rapidamente, mesmo compreendendo as dificuldades do país, gerar a força política necessária para contraditar esta medida, que é uma medida estúpida e errada”, disse.

Segundo afirmou, “se o IVA da restauração e turismo andasse na ordem dos 17/18%, a receita seria superior à que neste momento existe”.

Sugerir correcção
Comentar