Asteck vende participação de 5% na Jerónimo Martins

Com a venda de 31,4 milhões de acções, a segunda maior accionista reduziu a metade a posição na dona do Pingo Doce.

Foto
A dona do Pingo Doce é controlada em 56,1 do capital pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos Pedro Elias

A Jerónimo Martins (JM) confirmou nesta terça-feira que a Asteck, segunda maior accionista da empresa, reduziu a participação a 5%, metade do capital que detinha até agora na dona do Pingo Doce.

A Asteck, subsidiária do grupo norte-americano Heerema, ligado ao sector petrolífero, vendeu 31,4 milhões de acções, refere a JM num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVMV).

A intenção de a Asteck (com sede no Luxemburgo) alienar parte do capital no grupo controlado pela família Soares dos Santos, onde entrou como accionista em 2007, foi avançada na segunda-feira pela Bloomberg, que apontava o valor da operação nos 543,4 milhões de euros.

Concluída a operação de venda de acções, dirigida, segundo a JM, “a investidores institucionais e a outros investidores qualificados”, a Asteck fica com uma participação de 5%, contra os 10% detidos desde a entrada no grupo português.

Controlada pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos em 56,1%, a JM tem ainda como accionistas – segundo a estrutura de capital conhecida até esta colocação de acções – a sociedade gestora de activos Carmignac Gestion, com 2,7% do capital, o banco francês BNP Paribas, com 2,2%, e a gestora de investimentos BlackRock, com uma posição de 1,9%. Os restantes 27,2% de capital estão dispersos em bolsa.

A operação foi gerida pelo banco de investimento Goldman Sachs, refere ainda a Jerónimo Martins.

Sugerir correcção
Comentar