António Domingues renuncia a cargo de vogal na Nos

O próximo presidente da Caixa Geral de Depósitos, que toma posse esta semana, comunicou a saída à operadora.

Foto

A pouco dias de assumir funções como presidente do conselho de administração e chairman da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues renunciou nesta segunda-feira ao cargo de vogal do conselho de administração da Nos.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, António Domingues detalha que a renúncia decorre do convite “formulado pelo Estado português, enquanto accionista da Caixa Geral de Depósitos, para assumir a presidência do órgão de administração”. “Atentas as circunstâncias e condições em que tal foi efectuado decidi aceitar. A assunção destas funções implica, nos termos da decisão da autoridade de supervisão, a renúncia que agora apresento”, lê-se no documento.

O Banco Central Europeu aceitou o nome do economista, de 59 anos, para assumir a liderança do banco público. que acontecerá a partir de quarta-feira. Num prazo de seis meses irá acumular a presidência executiva com a presidência do conselho de administração, cenário que, neste período, o regulador quer analisar. Para o BCE, a separação de funções é a regra, uma vez que os dois cargos implicam responsabilidades distintas. Apenas em casos excepcionais é permitido que as duas funções sejam desempenhadas pela mesma pessoa. 

Nos últimos 20 anos António Domingues fez parte do conselho de administração do BPI, onde ocupava a vice-presidência na comissão executiva e um cargo de vogal no conselho de administração. Chegou a ser apontado como potencial sucessor de Fernando Ulrich à frente do banco. Passou ainda pelo Banco de Portugal e pelo Banco Português do Atlântico.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários