António Costa recebe presidente da Fundação CaixaBank esta tarde

O principal accionista do actual dono do BPI planeia investir em Portugal 50 milhões de euros nas áreas sociais.

Foto
Isidro Fainé (à direita) vai reunir-se com o primeiro-ministro português. Reuters/GUSTAU NACARINO

O primeiro-ministro António Costa vai receber esta quinta-feira, em São Bento, Isidro Fainé, o presidente da Fundação do CaixaBank, o principal accionista do CaixaBank, com mais de 84% do Banco Português de Investimento (BPI).

A reunião realiza-se pelas 16h30 (a hora que consta da agenda oficila) a pedido de Isidro Fainé e destina-se, entre outros pontos, a comunicar ao Governo que a Fundação planeia investir em Portugal cerca de 50 milhões de euros nas áreas sociais.

Uma informação que já tinha sido revelada no Verão, em Barcelona, no contexto de uma iniciativa com jornalistas portugueses, que decorreu com a OPA do Caixabank ao BPI em curso. A operação foi fechada em Fevereiro deste ano, e culminou com a passagem do controlo do BPI para o grupo espanhol, que subiu a sua posição de 44,5% para 84,5% dos direitos de voto. O que se traduziu num investimento total de 644,5 milhões de euros.

A Fundação Bancária la Caixa controla a 100% a holding Criteria Caixa, o seu braço financeiro, que, por sua vez, possui 40% do CaixaBank, o dono do BPI.

O encontro entre António Costa e Fainé vai efectuar-se um dia depois de o espanhol Pablo Forero ter sido confirmado em assembleia-geral como novo CEO do BPI, substituindo Fernando Ulrich que passa a ser o presidente não executivo.

Esta quinta-feira, durante a manhã, Ulrich participou naquela que terá sido a sua última apresentação de contas do BPI, enquanto principal gestor executivo. No último trimestre de 2017, o banco português fechou as contas no vermelho, com prejuízos de 122,3 milhões, reflectindo o impacto da venda de 2% do Banco de Fomento Angola, onde manterá 48,1%.

Sugerir correcção
Comentar