Acordo no Eurogrupo desbloqueia 8500 milhões para a Grécia

Foto
O acordo foi anunciado pelo presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem LUSA/JULIEN WARNAND

Os ministros das Finanças da zona euro chegaram nesta quinta-feira a acordo, no Luxemburgo, sobre o desembolso da terceira tranche do empréstimo à Grécia, no montante de 8500 milhões de euros, anunciou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.

"Foi uma reunião crucial para o programa [de assistência à Grécia], e estou satisfeito por anunciar que chegámos a um acordo sobre todos os elementos: a condicionalidade, a estratégia a seguir para a dívida e a participação do Fundo Monetário Internacional (FMI)", declarou Dijsselbloem.

Após meses de negociações e sucessivos desacordos, a Grécia recebeu assim, finalmente, "luz verde" dos seus credores - zona euro e Fundo Monetário Internacional (FMI) - para o desembolso de uma nova tranche do empréstimo no quadro do "resgate" em curso, e que Atenas aguardava já com grande urgência, para fazer face aos pagamentos em atraso mais urgentes que tem que saldar até Julho.

A diretora do FMI, Christine Lagarde, anunciou hoje em comunicado “a intenção de propor ao Conselho de Administração do FMI” que aprove a participação da instituição no plano de ajuda à Grécia.

O acordo hoje concluído, que não era alvo de dúvidas, dado o optimismo manifestado antes da reunião, constitui um verdadeiro alívio para a zona euro, porque permite relançar o terceiro plano de ajuda à Grécia, assinado em Julho de 2015, no valor de 86 mil milhões de euros, que estava em aberto há meses devido a divergências entre membros da zona euro – sobretudo a Alemanha – e o FMI.

No total, a nova tranche entregue a Atenas permitirá pagar ‘in extremis’ mais de sete mil milhões de euros de dívidas cujo prazo vencia em Julho, afastando o risco de uma crise estival.

“Conseguimos alcançar um acordo global que vai permitir à Grécia virar a página de um período muito difícil”, congratulou-se o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

Centeno: é "avanço muito importante"

É um “avanço muito importante” e uma “boa notícia para a construção da área do euro”, considerou o ministro das Finanças, Mário Centeno.

Em declarações aos jornalistas após a reunião de ministros das Finanças da zona euro, Centeno comentou que “correu bem para todos na área do euro, porque houve um avanço muito construtivo no processo grego”.

O ministro português saudou o “avanço muito claro nas autorizações que vão ser dadas nas próximas semanas para também o programa grego evoluir, com mais um pagamento à Grécia e, posteriormente, evolução também na análise da sustentabilidade da dívida grega, para que o acordo que foi alcançado em Maio de 2016 possa ser cumprido na sua integralidade”.

Centeno considerou que o acordo de é o corolário da “evolução muito positiva dos compromissos que o Governo grego tem assumido e tem concretizado em termos de alterações estruturais, de reformas, de reafirmação de reformas que têm sido feitas”.

“São boas notícias para a construção da área do euro. É muito importante este avanço que hoje se deu. Vamos continuar obviamente a trabalhar todos para esse sucesso”, reforçou.

Sugerir correcção
Comentar