Auto-estrada A8 muda de nome para ASurf

Alteração visa dar notoriedade a um desporto que atrai cada vez mais turistas.

Foto
AFP/PATRICIA DE MELO MOREIRA

A Auto-Estrada do Oeste (A8), que liga Loures a Leiria, vai passar a chamar-se Asurf ou Auto-Estrada do Surf.  A mudança de nome, avançada pelo diário económico online Eco e confirmada pelo PÚBLICO por uma fonte ligada ao processo, visa dar notoriedade a um desporto que, em Portugal, tem condições únicas e que atrai cada vez mais visitantes. [Horas depois, da notícia, o Turismo de Portugal garantiu que a A8 não vai mudar de nome.]

O Eco adianta que a mudança deverá ser confirmada esta segunda-feira pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, numa conferência de imprensa, no Forte de Peniche, dedicada a apresentar mais uma etapa do circuito mundial de surf, que arranca no dia 19 de Outubro. Ao PÚBLICO, fonte daquele ministério disse que neste momento "não há comentários a fazer".

A futura ASurf atravessa os principais spots do surf em Portugal: Ericeira, Nazaré e Peniche. E, embora o processo formal para a mudança de nome da auto-estrada não esteja ainda concluído, a marca deverá começar a ser usada de imediato.

No ano passado, e segundo os números recuperados pelo Eco, o impacto económico da prova foi superior a 10,5 milhões de euros, com os gastos médios por dia dos cerca de 100 mil visitantes a rondar os 77,5 euros.

O surf em Portugal ganhou outra notoriedade e entrou no roteiro dos principais surfistas internacionais quando, em Novembro de 2011, Garret McNamara bateu um recorde mundial com a maior onda surfada na Nazaré.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários