Vilamoura ultrapassa Estoril em número de títulos

Equipa algarvia vence Campeonato Nacional de Clubes – Solverde pela 17.ª vez

Foto
A equipa campeã. Da esquerda para a direita, Vítor Lopes, Joaquim Sequeira, Tomás Melo Gouveia, Nathan Brader, Gonçalo Teodoro, Francisco Matos Coelho, Calvin Holmes, Jorge Baptista e o presidente da FPG Miguel Franco de Sousa © FILIPE GUERRA/GOLFTATTOO/

Durante anos, o Clube de Golfe do Estoril foi o mais titulado na prova masculina do Campeonato Nacional de Clubes – Solverde, que atribui o Taça Visconde Pereira Machado. Mas, sem vitórias desde 1997, o clube da linha foi-se deixando aproximar pelo Clube de Golfe de Vilamoura, que igualou as suas 16 vitórias em 2015 e que ontem, na edição de 2017, se tornou o novo recordista com 17 vitórias. 

A 54.ª edição do torneio decorreu no Vidago Palace Golf Course, com Vilamoura bater na final o CG Miramar, naquele que foi o quinto título nos últimos seis anos. Sucedeu na lista dos vencedores ao Oporto GC, que derrotou o conjunto da casa do Vidago Palace no encontro para atribuição do terceiro e quarto lugares. Para Miramar, logrou-se o objectivo de somar a sua quarta vitória no torneio, tendo sido esta a terceira vez nos últimos quatro anos que foi vice-campeão. 

Tomás Melo Gouveia abraça o treinador Joaquim Sequeira, com Francisco Matos Coelho sorridente © FILIPE GUERRA/GOLFTATTOO/FPG

Vilamoura evoluiu com Tomás Melo Gouveia (campeão nacional amador absoluto), Vítor Lopes, Nathan Brader, Gonçalo Teodoro (campeão nacional de sub-16), Francisco Matos Coelho (campeão nacional de sub-14) e Calvin Holmes. Como capitão, Jorge Baptista, como treinador Joaquim Sequeira. 

Terminou a fase de stroke play no terceiro lugar, atrás de Miramar e Vidago Palace, e depois eliminou o Bom Sucesso nos quartos-de-final e o Vidago Palace nas meias-finais, antes de defrontar Miramar no jogo de atribuição do título. 

“Estou extremamente feliz e satisfeito”, disse o capitão de Vilamoura, Jorge Baptista, acrescentando: “Um agradecimento especial aos meus ‘meninos’, que foram uns autênticos campeões. E ao culpado disto tudo, o nosso coach, o sr. Joaquim Sequeira, pelo trabalho que tem feito ao longo destes anos.”

A equipa de Miramar que foi vice-campeão na Taça Visconde Pereira Machado © FILIPE GUERRA/GOLFTATTOO/FPG

Vilamoura venceu a final 5-2, no cômputo dos setes jogos realizados. Os algarvios ganharam as duas partidas matinais de pares em foursomes e de tarde coube a Tomás Melo Gouveia, no terceiro match de singles, averbar o quarto e vitorioso ponto, na vitória frente a Tomás Bessa no 18 por 1 up. Antes, no primeiro match, Matos Coelho oferecera o terceiro ponto batendo Pedro Clare Neves também por 1up. 

Quando Tomás Melo Gouveia garantiu o ponto-chave, os intervenientes dos restantes dois encontros que ainda estavam em curso, entre Vítor Lopes e Daniel Rodrigues e entre Nathan Brader e Pedro Silva, foram interrompidos e dados como empatados consensualmente (0,5 pontos para cada um), numa altura em que a marcha do marcador era favorável aos de Miramar. Pedro Lencart deu o outro ponto a Miramar, batendo Gonçalo Teodoro no segundo jogo por 6/5. 

Agora, Vilamoura vai representar Portugal no European Men’s Golf Trophy, o Campeonato da Europa de Clubes, marcado para de 26 a 28 de Setembro no Golf du Médoc Resort, em França. Uma prova que Vilamoura venceu em 2013 na Aroeira e em que já foi também duas vezes vice-campeão. “Como não podia deixar de ser vamos dar o nosso melhor, tentar honrar não só Vilamoura mas o golfe nacional”, disse Jorge Baptista.

A equipa de Miramar que foi tetracampeã no Vidago Palace © FILIPE GUERRA/GOLFTATTOO/FPG

Na prova feminina, que atribui a Taça Nini Guedes Queiroz, o CG Miramar venceu pela quarta vez consecutiva sagrando-se assim tetracampeão. Com apenas três equipas em competição, bateu na final Miramar B. As campeãs são Inês Barbosa, Leonor Bessa, Joana Silveira e Rita Costa Marques, com o capitão José Miguel Mendes Ribeiro. 

O resultado final, no cômputo das cinco partidas da final, saldou-se em 3,5-1,5, sendo que do lado de Miramar B estiveram Ana da Costa Rodrigues, Inês Pereira, Elza Oliveira e Benedita Mendes Ribeiro (também capitã). Miramar B bateu no jogo de acesso à final a equipa do Santo da Serram, por 3/2.

 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar