Vidago Palace palco de importante torneio amador

Troféu Bonallack e Troféu Patsy Hankins reúnem os melhores da Europa e Ásia-Pacífico

Foto
Vidago Palace Golf Course volta a receber grande torneio internacional / © D.R.

O Vidago Palace Golf Course vai receber, de 16 a 18 de Março, dois dos mais prestigiantes  torneios internacionais de golfe amador, disputado por duas equipas de 12 jogadores cada, em representação da Europa e da Ásia-Pacifico. Tratam-se do Troféu Bonallack e do Troféu Patsy Hankins. 

O Troféu Bonallack foi criado em homenagem a um dos melhores jogadores amadores de toda a história do golfe do século XX, o inglês Michael Bonallack, cinco vezes  vencedor do British Amateur, hoje com 81 anos. Trata-se de um encontro bienal cuja primeira edição se jogou e 1998, e que se joga ao estilo da famosa Ryder Cup. 

Já o torneio Patsy Hankins será realizado pela primeira vez, sendo no mesmo formato que o dos homens mas, desta feita, para as seleções femininas. Patsy Hankins, falecida no final de 2015 com 70 anos, foi uma das mais notáveis dirigente do golfe da Nova Zelândia, tendo desempenhado o cargo de Chairman da International Golf Federation (IGF). 

Ambos os torneios são organizados sob a égide da EGA (Associação Europeia de Golfe) e da Asia-Pacific Golf Confederation, e esta será a segunda vez que Portugal recebe o Troféu Bonallack, sendo que a primeira aconteceu em 2012, no Monte Rei Golf & Country Club, perto de Vila Nova de Cacela, no Algarve, então com a Europa a derrotar a Ásia-Pacífico por números expressivos. 

A edição deste ano do Troféu Bonallack e do Troféu Patsy Hankins era para se jogar na Turquia, no Carya Golf Club, em Belek, na província de Antalya, na costa mediterrânica. Mas os recentes atentados de Istambul terão levado à recusa da Ásia-Pacífico em jogar num país onde reina uma certa instabilidade. 

O Vidago Palace Golf Course foi escolhido como a solução alternativa, indo receber assim o seu segundo grande torneio internacional em menos de dois anos. Em Setembro de 2014, fora palco do Senior Open de Portugal, pontuável para o European Senior Tour, o circuito europeu de profissionais veteranos (acima dos 50 anos). 

Nos dois primeiros dias, disputam-se cinco partidas de pares em foursomes (pancadas alternadas) de manhã e outros tantos encontros de pares em fourball betterball de tarde. No terceiro dia, realizam-se os 12 jogos de singulares. Cada vitória vale um ponto e o empate meio ponto. Num total de 32 pontos em disputa, vence quem ultrapassar primeiro os 16. 

Esta competição tem vindo a crescer em importância e tem contribuído para valorizar a imagem da modalidade, particularmente no Extremo Oriente, Índia e Australásia. 

A realização deste evento no Vidago Palace Golf Course tem o apoio técnico da Federação Portuguesa de Golfe – organismo máximo do golfe em Portugal – tendo tido um papel ativo na escolha do Norte de Portugal e mais precisamente o Campo de Golfe do Vidago Palace Hotel para a sua realização. 

A primeira edição aconteceu em 1998, tendo sido unicamente interrompida em 2010. Assim, nas seis edições prévias, a Europa ganhou quatro vezes (incluindo as duas últimas) e a Ásia-Pacífico duas. 

O Norte de Portugal foi, pela primeira vez, a região escolhida para a realização deste torneio, repleta de motivos para visitar, conhecida pela sua hospitalidade, atraindo assim uma audiência internacional, reflexo da qualidade dos seus campos para a prática deste desporto. 

A realização deste torneio é a prova de que o norte tem golfe de excelente qualidade. A escolha do campo de golfe do Vidago Palace Hotel é a confirmação da sua excelência e do melhor que o Norte tem para oferecer, provando, mais uma vez, que integra a restrita rede dos principais campos de golfe internacionais, sendo capaz de desafiar o jogador mais experiente.

 Declaração de Alexandre Barroso, director do Vidago Palace Golf Course 

“Estamos muito satisfeitos pela escolha da EGA e gratos à FPG pelo esforço em trazer o torneio para o Norte de Portugal e pela escolha do Vidago Palace Golf Course. Esta escolha é a confirmação da qualidade do nosso campo, tendo a certeza que este torneio será mais um sucesso e um passo importante para a nossa consagração a nível internacional.” 

Declaração de Miguel Franco de Sousa, Secretário-geral da FPG 

“Estamos muito satisfeitos por ter, uma vez mais, a oportunidade de organizar um dos mais prestigiados eventos de golfe amadores em Portugal. Fizemo-lo em 2012 e fruto da excelente organização fomos desafiados a organizar novamente o Bonallack Trophy e o novo Patsy Hankins Trophy em condições muito desafiantes, pois temos apenas 6 semanas para o fazer. 

“O Vidago Palace é um excelente palco para este evento, reunindo todas as condições necessárias para que seja um sucesso. O facto de termos uma competição desta natureza no Norte do país é também motivo de satisfação, pois temos a oportunidade de mostrar a jogadores e dirigentes de todo o mundo a beleza da região e as suas infra-estruturas de apoio. Este tipo de acontecimentos tem um impacto económico significativo, pelo que a Federação Portuguesa de Golfe aposta frequentemente na sua captação e organização em Portugal.”

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar