Vai mesmo haver "Taça Intercontinental" de selecções

Já ganha forma o jogo entre a melhor selecção europeia e a melhor sul-americana.

Foto
O Chile é o campeão sul-americano Mike Stobe/AFP

O vencedor do Euro 2016 vai defrontar o Chile, vencedor da Copa América. A UEFA aceitou a proposta da CONMEBOL para realizar um jogo entre o vencedor da maior competição de selecções de cada continente. “Estudaremos uma data viável em conjunto” – anunciou Alejandro Dominguez, presidente do organismo sul-americano.

O jogo ainda não tem data definida, mas a CONMEBOL assegurou que a partida “deverá ter em consideração o calendário das selecções nacionais” e que a disponibilidade dos clubes também será considerada.

O Chile, orientado Juan Antonio Pizzi, antigo jogador do FC Porto, venceu a final da Copa América frente à Argentina, no jogo que deu o bicampeonato aos chilenos nesta competição. Recorde-se que este foi também o encontro que levou à decisão de Lionel Messi abandonar a selecção do seu país.

Resta saber quem será o adversário do Chile neste encontro, dado que só hoje começam os quartos-de-final do Euro 2016. Para já, Portugal, Polónia, País de Gales, Bélgica, França, Islândia, Alemanha e Itália são os candidatos a enfrentar o Chile nesta “Taça Intercontinental” de selecções.

Recorde-se que a já extinta Taça Intercontinental, entre clubes, deu lugar ao actual Mundial de Clubes, em 2005 (O último vencedor desta competição foi o FC Porto, em 2004, depois do título europeu). Os organismos que regem o futebol dos dois continentes não adiantaram se esta adaptação da Taça Intercontinental será uma ideia para manter ou se será um evento único. Texto editado por Jorge Miguel Matias

Sugerir correcção
Comentar