V. Setúbal conquista um ponto reduzido a nove

Os sadinos podem ficar satisfeitos com a igualdade alcançada em Guimarães.

Foto
Sérgio Conceição foi expulso ao intervalo Fernando Veludo/NFactos

Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal empataram neste sábado a dois golos, em partida em que os sadinos terminaram reduzidos a nove jogadores, da 22.ª jornada da I Liga.

A equipa de Setúbal esteve sempre na frente do marcador, com golos de André Claro, aos oito minutos, e de Salim Cissé, aos 56', já reduzidos a dez, mas consentiram o empate, primeiro por Josué, aos 43', e depois, já com nove, por Otávio, aos 71', de grande penalidade.

Com esta igualdade, que acabou por premiar a agressividade com que a equipa de Quim Machado disputou os 90 minutos e por castigar a falta de critério atacante e a insegurança defensiva minhota, o Vitória de Guimarães continua em quinto, com 32 pontos, ao passo que o de Setúbal é 10.º, com 27.

Em mais um duelo de Vitórias, foi o de Setúbal que dominou nos primeiros minutos, obtendo o golo inaugural aos oito minutos por André Claro, que, a mais de 30 metros da baliza, desferiu um remate rasteiro e colocado ao ângulo inferior direito, naquele que foi o décimo golo na I Liga.

A equipa vimaranense só assumiu o controlo do jogo por volta do primeiro quarto de hora, enviando os primeiros avisos à baliza sadina em remates de Licá, aos 14 minutos, e de Pedro Henrique, aos 20'.

Apesar da melhoria, o conjunto de Guimarães continuou muito instável na retaguarda e os setubalenses quase dilataram a vantagem, num lance em que Salim Cissé surgiu isolado perante Miguel Silva, em zona frontal, mas rematou muito torto (35').

Nos últimos dez minutos do primeiro tempo, o Vitória de Guimarães intensificou a pressão e, depois de quase ter batido Ricardo num livre de Otávio, aos 39 minutos, e num remate de Licá, aos 42', igualou mesmo o encontro por Josué, que cabeceou para golo, com a bola a ressaltar na trave, aos 43', depois de um bom trabalho de Ricardo Valente na esquerda.

O golo minhoto originou alguma discussão entre Sérgio Conceição e Quim Machado, que acabaram por ser expulsos e não regressar aos bancos de suplentes na segunda parte, que começou igualmente com outra expulsão, a do sadino Paulo Tavares, aos 48 minutos, por acumulação de amarelos.

Em superioridade numérica, os vimaranenses passaram a deter em exclusivo a iniciativa ofensiva, ficando perto da reviravolta aos 54 minutos por Ricardo Valente, mas, dois minutos depois, a formação do Sado voltou à vantagem, por Salim Cissé, que concluiu um contra-ataque pela direita com um remate fora do alcance de Miguel Silva.

A equipa de Sérgio Conceição, novamente "atrás do prejuízo", denotou muitos problemas para entrar na área setubalense e apenas logrou a igualdade na sequência de um penálti cometido por Tiago Valente sobre Victor Andrade, que Otávio converteu, aos 71 minutos, atirando ao ângulo superior esquerdo.

Com o Vitória de Setúbal reduzido a nove jogadores por expulsão de Tiago Valente, a equipa minhota acercou-se da área contrária e desperdiçou ocasiões para dar a volta ao resultado por Bruno Gaspar, aos 77', Ricardo Valente, aos 79', e a mais evidente por Francis, que rematou para as mãos de Ricardo, com a baliza aberta, aos 86'.

Sugerir correcção
Comentar