Uma noite globalmente positiva para Carlos Xistra

Foram vários os lances dentro e nas imediações da grande área que Carlos Xistra teve de avaliar durante o clássico. E o experiente árbitro da Associação de Futebol de Castelo Branco mostrou-se quase sempre certeiro nas decisões que tomou. Tanto no plano técnico como no plano discplinar, acabou por conseguir uma actuação globalmente positiva, revelando uma excelente condição física, que lhe permitiu avaliar os lances de perto. Vamos, então, lançar um olhar mais detalhado sobre as situações capitais da partida.

Minuto 5. 

Jonas caiu na área do FC Porto em lance com o central Felipe. Carlos Xistra assinalou pontapé de penálti e advertiu o defesa brasileiro.

Foto
MIGUEL A. LOPES/LUSA

Veredicto. Pontapé de penálti bem assinalado e, também, correcta a advertência ao infractor.

Explicação. O jogador do Benfica, no interior da área, com a bola controlada, tentou ultrapassar em velocidade o defesa do FC Porto. Felipe, ao tentar jogar a bola, chegou atrasado e tocou na perna de Jonas, derrubando-o. A queda do jogador do Benfica foi exagerada, o que não invalida que tivesse sofrido falta. O facto de Carlos Xistra estar a cerca de 4 metros foi fundamental para decidir bem e também para a aceitação, por parte dos jogadores, da sua decisão. Nota para o facto de esta situação ter sido uma clara oportunidade de golo que foi anulada por falta. Felipe foi “protegido” da expulsão devido à alteração das Leis de Jogo deste ano que, nestes casos, impedem a dupla penalização (pontapé de penálti e expulsão) em situações em que a falta surge em sequência de uma disputa de bola.

Minuto 35. 

Soares caiu na área numa disputa com Nelson Semedo que começou fora da área. O árbitro não assinalou qualquer infracção.

Veredicto. Carlos Xistra decidiu mal.

Explicação. O jogador do Benfica não interceptou a bola e acabou por tocar, com a biqueira da bota, no pé de Soares, provocando a sua queda. A infracção ocorreu no limite, mas ainda fora da área, tanto que o calcanhar de Nelson Semedo está pousado sobre a linha da área de grande penalidade.

Minuto 74. 

Brahimi entrou na área do Benfica pelo lado esquerdo e, em desequilíbrio, acabou por cair. O árbitro optou por nada assinalar.

Foto

Veredicto. Decisão correcta.

Explicação. Não houve qualquer contacto do jogador do Benfica com o extremo do FC Porto.

Minuto 83.

Jonas caiu na área, em contacto com Marcano, quando tentava progredir. Carlos Xistra mandou seguir.

Veredicto. Decisão correcta.

Explicação. O avançado do Benfica não tinha já possibilidades de chegar à bola e deixou-se cair no relvado.     

Sugerir correcção
Ler 3 comentários