UCI suspende utilização de travões de disco em provas de estrada

Acidente sofrido por Francisco Ventoso precipitou decisão do organismo que tutela o ciclismo.

Foto
DR

A União Ciclista Internacional (UCI) decidiu suspender, com carácter imediato, a experiência de utilização de travões de disco nas bicicletas que estava em curso nas provas de estrada. "Esta decisão vem na sequência do pedido da Associação Internacional de Grupos Ciclistas Profissionais (AIGCP), após o acidente de que o corredor da Movistar Team Francisco Ventoso foi vítima no domingo na clássica Paris-Roubaix. Este pedido teve o apoio dos Ciclistas Profissionais Associados, organismo representante dos corredores", anunciou a UCI em comunicado.

O corredor espanhol, que na quarta-feira alertou para os perigos dos travões de disco, ficou ferido numa perna e foi submetido a uma intervenção cirúrgica depois de ter roçado na parte traseira da bicicleta de outro ciclista durante uma situação confusa, com travagens bruscas, em que se aglomeraram os corredores. Na mesma corrida, o belga Nikolas Maes, da Etixx-QuickStep, sofreu um corte num joelho, provocado também por um disco.

Depois dos primeiros testes, efectuados em Agosto e Setembro de 2015, a UCI autorizou a utilização deste tipo de travões nas provas de estrada a partir de 2016 em todos os escalões profissionais, prometendo supervisionar a experiência. Entre as 18 equipas do WorldTour, há apenas duas a usar os discos.

"A UCI vai agora prosseguir consultas alargadas sobre este tema no âmbito da sua Comissão de Material, no seio da qual estão representadas as equipas, os corredores, os mecânicos, os adeptos, os comissários e a indústria da bicicleta - através da Federação Mundial da Indústria dos Desporto -, reafirmando que a segurança dos corredores foi e será sempre sua prioridade absoluta", conclui o comunicado.

Sugerir correcção
Comentar