Arnaudov falha final do peso: "Não fiz aquilo de que sou capaz"

Lançador admitiu que teve um dia mau e que até prefere competir de manhã.

Foto
Arnaudov só fez um ensaio válido, a 18,88 metros REUTERS/Kai Pfaffenbach

O português Tsanko Arnaudov falhou nesta quinta-feira o apuramento para a final do lançamento do peso dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ao ficar-se por 18,88 metros na qualificação, no único ensaio válido.

O atleta do Benfica, que foi 29.º, tem como recorde pessoal e nacional 21,06 metros e, na presente temporada, tinha feito 20,59, que lhe valeram a medalha de bronze nos Europeus de 2016, em Amesterdão, na Holanda.

O último classificado para a final do lançamento do peso, que se realiza ainda hoje, a partir das 20h30 locais (0h30 de sexta-feira em Lisboa), fez a marca de 20,40, sendo que entravam os 12 melhores e todos os que lançassem 20,65.

"O que aconteceu? Não realizei aquilo de que sou capaz", afirmou o lançador do Benfica, admitindo que uma marca na ordem dos 2,40 ou 2,41m o colocariam entre os 12 finalistas.

"Se os 2,40 estão ao meu alcance? Sim, acho que estou a valer isso. Não consegui realizar nesta prova. Não sei, não consegui fazer aquilo de que sou capaz. Foi apenas isso. Acontece a toda gente e hoje foi a mim que me calhou".

O jovem Tsanko Arnaudov, de 24 anos, diz ter tido apenas um dia mau, daí ter selado a sua pior marca da temporada, e não tem qualquer desculpa para apresentar, nem o facto de a prova ter decorrido na sessão matinal.

"Eu prefiro competir de manhã", frisou, contando o dia em que fez 21,06 metros: "Cheguei a Portugal no dia 17 de Maio de 2015 de manhã e às 10h bati o recorde nacional. Eu prefiro competir e treinar de manhã. Não tem nada a ver".

Para Tsanko, ainda é difícil explicar o porquê de não ter conseguido mais: "Na minha cabeça, não consegui encontrar ainda justificação, o porquê".

Olhando em detalhe a sua participação, o lançador português admitiu que "condiciona sempre, qualquer atleta", abrir com um nulo: "Não é fácil entrar com um nulo, sabendo que só tens mais dois lançamentos".

O atleta do Benfica fez nulo porque não acertou na área de lançamento, sendo que teria marcado mais de 19 metros: "Não sei quanto é que era, mas, certamente, dava-me uma grande confiança para continuar".

No segundo ensaio, Tsanko logrou o único lançamento válido, mas apenas de 18,88 metros, e ficou a queixar-se da mão: "Cortei-me na mão, mas isso faz parte de um concurso de um lançador".

Ao terceiro, o português necessitava de um lançamento perto da sua melhor marca do ano, mas voltou a fazer nulo, atirando novamente para fora da 'caixa': "Porquê os dois lançamentos para fora? Uma falha técnica", admitiu, desolado, mas sem desculpas para ter falhado a final. Foi um dia mau.

Sugerir correcção
Comentar